Dez anos de trabalho por uma sociedade mais justa, vividos em festa, mas com o sentido de solidariedade bastante presente.
Depois de oito anos a contribuir para a Liga de Amigos do Hospital Joaquim Urbano, este evento dedica agora o seu donativo à Associação SOL, instituição sobejamente conhecida que ajuda crianças afectadas pelo vírus do VIH/SIDA.
Teresa DAlmeida esteve presente em palco para receber da mão de um dos organizadores, Miguel Rodrigues-Pereira (proprietário do BoysRUs Club) o cheque referente ao ano de 2009, no valor 3237.45 euros.
A presidente da SOL disse que talvez fosse melhor ter feito a casa SOL no Porto dado os contributos vindo do norte para a instituição. Infelizmente em 2010 o número de participantes no evento diminui ligeiramente o que levou a uma redução ligeira no donativo para o próximo ano. Mesmo com o apoio da Cutty Sark Whisky, Cerveja Sagres, Royalty Vodca, Red Bull, Norponto, Nova Era Rádio, ManHunt, Sparkling Party Lisboa, Nova Era Beach Party, Bar 106 (Lisboa), Emparque, PassMúsica e Sociedade Portuguesa de Autores só foi possível angariar pouco mais de 2600 EUR embora a PassMúsica tenha manifestado a intenção de converter a taxa paga pela festa num donativo directo à Associação Sol.
Na ocasião também foi lida uma mesnagem de apoio por parte de Rui Rio, presidente da Câmara Municipal do Porto.
Presente no espaço esteve uma multidão que dançou e vibrou com os DJs Jordann (residente do BoysRUs), Ivo e Nuno Cacho. Estes também mostraram sentido de activismo tendo o primeiro passado um excerto de "New York New York", local onde se deu a revolta de Stonewall Inn a 28 de Junho de 69, e o último feito uma abertura com a marcha nupcial fazendo desta forma uma alusão á lei recentemente aprovada de alargamento do casamento a todos os casais.
Uma noite repleta de animação com os shows de transformismo específicos para esta noite, onde podemos destacar Nani Petrova, que com música dos Santa Maria, dançou e levou a plateia ao rubro sem aparentar os seus mais de 60 anos de idade.
Este ano o evento foi ainda animado pela presença da recém-criada equipa de Rugby "Oporto Spartans", e o site "ManHunt". Também muito dinâmico foi o espaço associativo no primeiro andar onde associações como Panteras Rosa, SOS Racismo, UMAR, Não Te Prives, Abraço, Ponto Bi, PolyPortugal, Mica-me, Caleidoscópio LGBT, Espaço Pessoa, CheckIn, APF, AMPLOS, PortoG, Grupo IXY, Juventude Socialista e Bloco de Esquerda puderam confraternizar e interagir com os presentes na festa.
A musica foi até ás 7:30 da manhã, e no espaço havia muitos resistentes que nem deram pelas horas a passar, um bom sinal do ambiente saudável e descontraído que se viveu no Teatro Sá da Bandeira no que foi, provavelmente, o melhor Porto Pride de sempre.
Em nome da organização, obrigado a todas e todos, e para o ano há mais!
Veja a foto-reportagem em: www.portugalgay.pt/extra/ .