Pesquisa:
 

Sábado, 18 Setembro 2021 22:01

PORTUGAL
São João da Madeira celebrou hoje a sua primeira Marcha do Orgulho LGBTI+



Algumas centenas de pessoas participaram na iniciativa.


Com o ponto de encontro marcado para o Parque do Rio Ul, os convivas foram chegando. Na zona delimitada uma DJ animava quem estava com um set de música animado e festivo, mesmo ao lado numa ação de pinturas do rosto inventavam-se arco-íris nos rostos, e pelo chão iam-se organizando pancartas. A hora já ia adiantada quando a organização dá ordem de marcha, á 1ª Marcha do Orgulho LGBTI+ de São João da Madeira.

As centenas de pessoas que já se encontravam foram dando abertura a mais algumas dezenas que foram chegando pelo caminho, e assim a Marcha deambulou ruidosa e em pleno pulmão pela Avenida da Liberdade, Rua da Liberdade, Rua Padre Oliveira, com passagem por trás da Junta de Freguesia, para descer o Largo de Santo António, até a Praça Luís Ribeiro, onde alguns convivas criaram cenário e manifestaram a sua alegria dançando entre os jatos de água que ornamentam a referida praça. Daí voltaram ao ponto de partida, iniciando pela Rua do Dourado e descendo São João de Deus até à avenida da Liberdade e dai até ao Parque do Rio Ul pela Avenida do Vale.

Pelo caminho alguns espetadores observavam, alguns com a cabeça indicando expressões positivas, em contraste com aqui e ali um olhar mais reprovador, pelo caminho um dos convivas corrige o comentário de uma senhora que disse, - Acho muito bem que lutem pelos direitos deles. – ao que o conviva disse não são os direitos "deles", são os direitos de todos, porque quando lutamos pelos direitos de uns estamos a lutar pelos direitos de todos, e seguiu com um obrigado da senhora.

No Parque do rio Ul deu-se a leitura do manifesto, e as intervenções da ECOSAÇÃO e da AMPLOS esta última pela palavra da conhecida Eulália Almeida que para não variar voltou com a sua energia a destroçar corações e a arrancar os mais entusiasmados aplausos.

A organização depois do sucesso em certa medida acima do esperado já prometeu que para o ano tem mais e que até lá estará atenta na defesa dos direitos humanos, na defesa dos direitos LGBTI+ das pessoas de São João da Madeira e do país.

Foto-reportagem

No Facebook do PortugalGay.pt

PORTUGAL: São João da Madeira celebrou hoje a sua primeira Marcha do Orgulho LGBTI+

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2021)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e CINCO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal