Pesquisa:
 

Terça-feira, 22 Setembro 2020 14:02

CINEMA
Diário Queer Lisboa - Welcome to Chechnya



Este "filmezinho" que passou domingo no Queer Lisboa 2020, será possivelmente o melhor filme do festival.


"Welcome to Chechnya", realizado este ano por David France é um documentário e portanto não irá ganhar o prémio do melhor filme, mas será certamente considerado o melhor documentário.

É um filme amplamente premiado que nos mostra a terrível perseguição que a comunidade LGBT sofre na República da Tetchénia, integrada na Federação Russa e situada no sul do seu território, na região do Cáucaso.

As denúncias dos casos conhecidos têm imediatamente uma perseguição feroz com prisões, torturas e mortes, claro com a conivência do Kremlin.

O filme é um acto de coragem, mas os verdadeiros corajosos são os activistas LGBT que conseguem, dentro do possível, resolver alguns casos, com a fuga de perseguidos e de familiares.

Mas quantos continuam lá a serem vítimas de toda esta situação, que embora denunciada, não tem da parte do mundo "civilizado" uma resposta à altura - sim eu sei que não é fácil combater Putin nem o ditador que governa a Chechénia, mas é com a divulgação o mais que seja possível, que o mundo pode reagir a esta tragédia em pleno século XXI.

Claro que há países no mundo onde as coisas neste campo ainda são piores, infelizmente, mas estamos neste caso a tratar de um caso específico,

Não sei e penso que não será "rentável" a exibição comercial deste filme, o que é uma pena e o deixa provavelmente apenas disponíveis em soluções de streeming/distribuição via Internet.

CINEMA: Diário Queer Lisboa - Welcome to Chechnya

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2020)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas QUATRO e SEIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal