PortugalGay.pt Pocket!
Índice Notícias
AUSTRÁLIA: Igualdade no Casamento oficialmente aprovada!
Qui, 7 Dez 2017

AUSTRÁLIA: Igualdade no Casamento oficialmente aprovada!
O parlamento da Austrália legalizou o casamento do mesmo sexo, aprovando um projeto de lei para permitir que duas pessoas, independentemente do sexo, se casem.

A moção foi aprovada por unanimidade pela Câmara dos Deputados, depois de passar a câmara baixa na semana passada. A mudança ocorre depois que quase 13 milhões de australianos (79,5%) votaram num referendo postal não vinculativo. A Austrália é agora o 25º país do mundo a ter igualdade matrimonial para casais do mesmo sexo.

Esta lei garante que todos os LGBTI Australianos agora serão tratados igualmente com a mesma dignidade e respeito dos seus colegas australianos e poderão casar-se com a pessoa que amam. Queremos agradecer aos milhares de australianos que voluntariamente se ofereceram em todo o país. Nós conseguimos isso por vossa causa. Hoje é o vosso dia.Para aqueles que esperaram meses, anos ou décadas para finalmente terem a possibiliade de se casarem, este é o vosso dia.Hoje celebramos que, finalmente, a lei reconhece o que sempre soubemos: nossas vidas e relacionamentos têm o mesmo valor e potencial. Somos iguais.Nós fizemos isso juntos, tenhamos orgulho

Jacqui Tomlins, porta-voz da Rainbow Families, disse à Guardian Australia que "foi uma jornada enorme para nós e nossa família" para a igualdade matrimonial. "Este é o fim de uma jornada que foi consagrada com duas leis: uma que colocou a discriminação em um e isso levará a discriminação", disse ela.

A lei inclui isenções para celebrantes religiosos registados, que podem recusar-se a celebrar os casamentos de casais do mesmo sexo com base na sua fé.

Alguns políticos conservadores tinham procurado estender isenções a outros, como celebrantes não religiosos e empresas, mas essas propostas falharam.

O histórico voto popular no mês passado segue os passos da Irlanda ao endossar o casamento para gays e lésbicas nas urnas.

12.727.920 pessoas responderam à pesquisa com uma taxa de resposta de 79%. A resposta Sim representou 61,6% dos votantes, com 38,4% de votos contra.

Houve cenas emocionais no parlamento no debate, com os deputados em lágrimas quando apresentaram os seus motivos para apoiar a igualdade. Um deputado gay chegou mesmo a fazer a pergunta "Casas comigo?" ao seu parceiro de longa data durante um debate. Tim Wilson, lutou contra as lágrimas quando fez a pergunta ao namorado Ryan Bolger na Câmara dos Deputados do país. A ocasião foi a primeira vez que um deputado fez tal pedido na sala. Ele recebeu um "sim".

É possível que os primeiros casamentos aconteçam a tempo do Natal.

PortugalGay.pt (Portugal)

PortugalGay.pt Pocket!   @
©2000-2024 Todos os direitos reservados PortugalGay®.pt