PortugalGay.pt Pocket!
Índice Notícias
PORTUGAL: Isidro Sousa 1973 - 2020
Dom, 11 Out 2020

PORTUGAL: Isidro Sousa 1973 - 2020
Faleceu na passada quarta feira uma das referências ativistas nacionais, pioneiro no seu estilo.



Isidro Sousa não transportava cartazes nem agitava bandeiras, numa marcha aí brandia a sua máquina fotográfica, mas era no país inteiro que mexia as águas sociais, editor da KORPUS a primeira e a mais duradoura revista LGBT, que num tempo em que ser-se LGBT+ colocava em risco real a sobrevivência social, laboral e familiar daqueles e daquelas que membros desta comunidade não tinham meios de interagir com a restante comunidade.



A revista KORPUS foi o seu maior feito, ninguém saberá hoje o que é uma “posta restante” mas esse foi o meio que aproximou amigos, celebrou relações afetivas, salvou muitos mais de uma solidão lusitana com cheiro a naftalina e água benta que se vivia no portugal de finais do século XX.



Mas falar de Isidro Sousa fica difícil, porque o seu caráter era ele mesmo algo fechado, e nem todos tinham permissão para entrar. Assim deixamos um conjunto de artigos, numa seleção levada a cabo por Sérgio Vitorino que falam por si.



Isidro Sousa deixou-nos, mas a sua presença manter-se-á viva na memória e nas palavras do que o conheceram e com ele privaram, em conjunto com toda a sua obra literária.

Suplementos e Antologia

Revista Visão Setembro 1998

Revista Korpus

Até breve!

PortugalGay.pt (Portugal)

PortugalGay.pt Pocket!   @
©2000-2020 Todos os direitos reservados PortugalGay®.pt