PortugalGay.pt Pocket!
Índice Notícias
CINEMA: Diário Queer Lisboa 25 - Querelle
Sáb, 18 Set 2021

CINEMA: Diário Queer Lisboa 25 - Querelle
Como aconteceu nos últimos anos, com a excepção do ano passado, pois não estive presente no Queer 24, tenho por intermédio do meu amigo João Paulo, a creditação do PortugalGay.pt, para dia a dia dar conta daquilo que vou vendo neste festival.

Será uma opinião muito pessoal, baseada nas escolhas minhas dos filmes a que vou assistir, e será publicada diariamente na página do PortugalGay.pt.

Começou na noite passada a 25ª edição do Queer Lisboa (durante os primeiros anos chamou-se Festival de Cinema LGBT de Lisboa).

E para sessão de abertura foi escolhido não um filme do ano passado, mas um filme de 1982, realizado por Rainer Werner Fassbinder – “Querelle”, um filme baseado numa obra de Jean Genet, que assim foi homenageado pela organização do festival.

Curioso que a primeira edição do então Festival de Cinema LGBT de Lisboa teve como sessão de abertura o único filme realizado por Jean Genet, em 1950 “Un Chant d’Amour”, que se tornou un incontornável filme de culto.



Mas voltando a “Querelle”, é um filme muito especial que nos leva a um surreal mundo de paixão e sexualidade.

Numa cor muito carregada, com excelentes interpretações, com uma canção cantada por Jeanne Moreau que ficou na memória de todos é um filme violento em toda a acção da palavra, mas é também um filme belíssimo.

Não será porventura o melhor filme de Fassbinder, mas é de todos o que mais será lembrado, até porque foi o seu último filme.

Brad Davis que nos deixou tão cedo é o grande intérprete do filme, onde também figuram Franco Nero e Jeanne Moreau.

Hoje começa mesmo o Queer Lisboa 25…

Destaque Queer Lisboa para hoje: Las Flores de la Noche



Eduardo Esquivel & Omar Robles

Documentário : 85' / Queer, Gay, Trans, Comunidade, Juventude, Religião, Identidade

Numa pequena e conservadora vila nas margens do maior lago do México, vivem "las flores de la noche", xs queers da cidade. Uriel, umx delxs, decidiu deixar para trás a sua identidade trans após ingressar num grupo religioso que faz “terapia de conversão”, mas a forte amizade entre elxs gerou um sentimento de pertença que xs une de maneira especial. Elxs celebram a sua juventude e proclamam a sua liberdade juntxs, um manifesto vivo que floresce na sua irmandade.

18 de Setembro | 21h30 | Cinema São Jorge - Sala 3

22 de Setembro | 15h30 | Cinema São Jorge - Sala 3



João Roque

PortugalGay.pt Pocket!   @
©2000-2024 Todos os direitos reservados PortugalGay®.pt