PortugalGay.pt Pocket!
Índice Notícias
DESPORTO: Seis atletas franceses de topo fazem o seu outing, neste mês do Orgulho LGBT+
Ter, 22 Jun 2021

DESPORTO: Seis atletas franceses de topo fazem o seu outing, neste mês do Orgulho LGBT+
Os seis atletas vão do rugby à patinagem artística, e a sua orientação sexual homossexual foi revelada num documentário televisivo intitulado “Precisamos conversar”.

O documentário do Canal+ demorou um ano a estar pronto e o acordo entre produção e atletas foi não falar do documentário até ele ser exibido, a sua exibição seria assim o tiro de partida.



Um dos atletas, o patinador Kevin Aymoz, viveu grande parte do seu percurso desportista aterrorizado que se descobrisse a sua homossexualidade, um medo reforçado porque sempre ouviu dizer que patinagem artística é “desporto de bicha”.



Os medos multiplicam-se: o nadador medalha de ouro e prata em 2012, e prata em 2016, Jérémy Stravius, diz no documentário que sempre teve medo de apresentar como homossexual porque imaginava que “algumas pessoas diriam que se estivéssemos no vestiário juntos, eu estaria a observar os outros” seus colegas.



O medo e a opressão têm várias formas, a jogadora de basquete Céline Dumerc, agora numa relação, diz que disfarçou durante demasiado tempo ser a eterna "solteirona".



Já a esgrimista Astrid Guyart ouviu durante dez anos piadas homofóbicas e sentiu-se pressionada a rir do que não achava piada nenhuma com medo de ser identificada como LGBT+.



Dos seis Jérémy Clamy-Edroux é o único que pratica um desporto de equipa, como jogador de rugby ele fala de um tempo em que usou uma linguagem bem clara de forma a afastar qualquer ideia de que ele seria homossexual, mas adianta que o rugby é jogado por homens e não é por isso que é homofóbico, são “homens inteligentes e de mente aberta” disse.



3. pág. seguinte...

PortugalGay.pt (Portugal)

PortugalGay.pt Pocket!   @
©2000-2024 Todos os direitos reservados PortugalGay®.pt