PortugalGay.pt Pocket!
Índice Notícias
DESPORTO: Árbitro de futebol afirma-se gay após homofobia de jogador
Qua, 28 Out 2020

DESPORTO: Árbitro de futebol afirma-se gay após homofobia de jogador
Um dos principais árbitros de futebol norueguês, Tom Harald Hagen, declarou publicamente a sua homossexualidade após insultos homofóbicos em plena partida por parte de um jogador.

Tom Harald Hagen, de 42 anos, falou sobre sua sexualidade numa entrevista ao jornal norueguês Glåmdalen, conforme noticia a Pink News.

Hagen, que apita a liga de futebol norueguesa desde 2008, esteve numa partida entre os clubes de futebol Kristiansund e Valerenga este domingo (25 de outubro) quando o jogador Flamur Kastrati terá usado uma injúria homofóbica contra o técnico adversário Dag-Eilev Fagermo.

Falando sobre sua decisão de se manifestar publicamente, Hagen disse:

Acho que é o momento certo e acho que isto só pode resultar em coisas positivas.Aos poucos, adquirir confiança em mim mesmo e estou muito bem na minha vida.Acho importante tornar tudo claro, incluindo o fato que sou gay. Vivi assim toda a minha vida, o meu relacionamento, a minha família, e a minha família do futebol. Então, posso estar de cabeça erguida - exceto quando perdemos algumas decisões no campo de futebol.Para mim, sempre foi uma parte totalmente natural da vida

O árbitro norueguês Tom Harald Hagen reforçou a importância de erradicar a homofobia no futebol e confessou que foi algo assustador aparecer assim nos média, mas disse que tomou a decisão depois de ter ouvido um insulto homofóbico em pleno jogo.

É o cúmulo da ironia que eu estava a abritrar aquela partida. Talvez ele tenha dito isso por capricho, acontece no futebol. Mas temos que nos livrar disso.

Disse também que não quer julgar o jogador que usou o insulto homofóbico explicando que a situação aconteceu no calor do momento e que é ainda é uma gíria muito comum no ambiente do futebol. Mas defendeu também que é algo que tem de ser ultrapassado porque impede muitos de jogarem futebol abertamente.

Tom Harald Hagen é professor e começou a sua carreira de árbitro em 1994, tendo desde 2009 sido árbitro da FIFA sendo nomeado para jogos dos Europeus, do Campeonato do Mundo e da Liga dos Campeões.

PortugalGay.pt (Portugal)

PortugalGay.pt Pocket!   @
©2000-2024 Todos os direitos reservados PortugalGay®.pt