"À margem de um ordenamento jurídico que as devia proteger, nascem e crescem famílias com duas mães, dois pais, uma mãe, um pai."
Esta é a frase comum às oito imagens que vão estar um pouco por toda Lisboa num projeto realizado pelas jornalistas Ana Nunes da Silva e Ana Clotilde Correia com o título “Famílias Aqui”.
A campanha será apresentada nos mupi da Câmara Municipal de Lisbao como forma de tornar visível as famílias compostas por casais do mesmo sexo com filhos, e mostrar que essas famílias já existem, são reais e que os seus filhos não tem a proteção devida.
2001 trouxe aos casais do mesmo sexo a lei da União de Facto e em 2010 o alargamento do casamento civil, mas não existe qualquer reconhecimento da parentalidade exercida por estes casais. A procriação medicamente assistida a mulheres solteiras e casais de lésbicas está ainda longe de ser uma realidade, e os casais de homens só podem candidatar-se quando solteiros, denuncia a ILGA Portugal associação que apoia esta iniciativa.
É assim que a exposição de Ana Nunes da Silva e Ana Clotilde Correia realizada em 2012 surge agora na rua, mas pode ainda não ficar por aqui e a edição de um livro é uma possibilidade futura.