A competição conta com o apoio do governo do Canadá e da cidade de Montréal, além do patrocínio da Bell Canadá e da Radio-Canada.
A expectativa é que o número de participantes chegue a 16 mil e o de visitantes a 250 mil. Segundo Roy, este será o maior evento esportivo gay e lésbico do mundo.
Até o momento, 53% dos participantes vêm da América do Norte, 34% da Europa, 9% da Oceania, 2% da África, 1% da América do Sul e 1% da África. São oferecidos 35 modalidades desportivas. Além disso, está planejada uma conferência internacional sobre direitos GLBT, do dia 26 de julho a 5 de agosto.
Pela primeira vez, um evento esportivo gay será coberto pela Radio-Canada. A cerimónia de abertura dos jogos tem presença confirmada do Cirque du Soleil. A BBCM Foundantion, conhecida internacionalmente pela organização do Festival Black & Blue, planeja três mega-festas nas semanas dos jogos.
Mais importante, no entanto, o facto de 31 federações desportivas internacionais reconhecerem os jogos, facto inédito para o desporto GLBT. "O sonho que temos há cinco anos para que seja um grande evento no Canadá está prestes a se tornar realidade", disse Louise.
"Estamos a viver uma aventura incrível, com muita sinergia com a comunidade gay e lésbica em Montreal e com nossos parceiros e patrocinadores. Viajamos ao redor do mundo para conhecer pessoas que podem vir para cá no próximo ano e é espantoso como todos reagem com muito entusiasmo, onde quer que estejamos", declarou
[Nota: O PortugalGay.PT é um dos parceiros dos 1ºs OutGames.]