O relatório indica que Ledger morreu de ingestão acidental de seis analgésicos e sedativos.
"O Sr. Heath Ledger morreu em consequência de uma intoxicação aguda devido aos efeitos combinados de oxycodona, di-hidrocodeína, diazepam, temazepam, alprazolam e doxilamina," afirmou a porta-voz do intituto de medicina local, Ellen Borakove.
"Concluimos que a origem da morte foi acidental, resultado de abuso de medicação receitada."
Além do analgésico potente oxycodone, a lista dos nomes genéricos refere-se a drogas conhecidas em Portugal como Valium, Xanax, Unilan, e os comprimidos para dormir Normison.
O relatório não refere nem alcool nem drogas ilegais. Também não entra em detalhes sobre quem terá receitado a medicação e quais as concentrações encontradas.
Os médicos aproveitaram a ocasião para reforçar os perigos de auto-medicação especialmente em situações de sedativos. Os medicamentos que levaram à morte de Ledger são seguros quando tomados separadamente, mas a sua combinação é fatal. Médicos não ligados ao gabinete legal assinalaram que não é incomum nos EUA haver combinação de analgésicos e sedativos em receitas médicas e que as sobredosagens não são eventos raros. Cindy Kuhn, professora na Duke Univesity afirmou "que isto não é um excesso ocasional de uma estrela de rock... é uma situação que pode acontecer a muitas pessoas que têm receitas para este tipo de medicamentos."
Segundo a polícia, três dos medicamentos encontrados no apartamento de Ledger foram aviados na Europa, onde o actor tinha estado recentemente em filmagens.