Eu tive alguns trabalhos na Internet, eram informativos que auxiliavam os homossexuais necessitados de ajuda. Mas achei que aquilo tudo caberia num livro e decidi escrevê-lo, conta Fabrício, referindo-se às campanhas anti-homofobia, ao portal Armário X e ao programa de entrevistas tvtudo.com, todos direcionados ao público GLBT.
O escritor dividiu o livro em duas partes. Na primeira, ele discute seu próprio processo de aceitação.
Eu demorei a sair do armário. Desde pequeno ouvi que ser gay não era boa coisa e isso ficou internalizado. O mais difícil nem é se assumir para a família ou para a sociedade, mas para nós mesmos, explica Fabrício, que procurou demonstrar isso já na capa do livro.
A segunda parte discute, além dos conflitos internos, questões familiares, religiosas, históricas e científicas. Como sou formado em psicologia, apliquei muitos conceitos nessa parte.
Outro lançamento sobre o assunto é Uma Questão de Vida e Sexo, do escritor britânico Oscar Moore, morto em 1996, em consequência do VIH/SIDA.
Lançada pela primeira vez em 1991, em Inglaterra, quando o autor usou o pseudônimo de Alec F. Moran, a obra é um romance que narra a vida do antiherói Hugo, desde suas primeiras experiências sexuais até morte por VIH/SIDA.
Onde Comprar
O Armário Vida e Pensamento do Desejo Proibido, de Fabrício Viana, pode ser adquirido pelo site www.oarmario.com
Uma Questão de Vida e Sexo (Editora José Olympio), de Oscar Moore, custa R$ 44.
[artigo do site www.otempo.com.br ]