O texto completo das observações secretário de Clinton, divulgado pelo Departamento de Estado e com tradução livre por parte do PortugalGay.pt:
Tenho a honra de me juntar a vocês para celebrar as liberdades fundamentais que todos os seres humanos merecem - não importa quem são ou quem amam. Este mês, e em todos os mases, temos o orgulho de reafirmar o nosso compromisso em garantir que todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos.
Nos Estados Unidos e em todo o mundo, estão a ser feito progressos. A defesa incansável de gerações está a mudar o curso da história. Barreiras estão a ser derrubadas, leis discriminatórias revogadas, e milhões têm agora a possibilidade de viverem mais livremente e participarem no futuro de suas comunidades e países.
Mas ainda há muito mais a fazer. Homens e Mulheres homossexuais, lésbicas, bissexuais e transexuais continuam a ser perseguidos e atacados. Eles são presos, espancados, aterrorizado, e até mesmo executados.
As Embaixadas e Missões dos Estados Unidos em todo o mundo estão a trabalhar para defender os direitos das pessoas LGBT de todas as raças, religiões e nacionalidades, como parte de nossa política abrangente de direitos humanos e como uma prioridade da nossa política externa. Desde Riga, onde dois Embaixadores dos EUA e um Secretário Adjunto marcharam em solidariedade com o Pride do Báltico, para Nassau, onde a Embaixada se uniu com a sociedade civil para apresentar um filme sobre questões LGBT nas sociedades do Caribe, até à Albânia, onde a nossa embaixada está a coordenar a primeira conferência do orgulho regional para diplomatas e ativistas para discutirem direitos humanos e experiências compartilhadas. E através do Fundo para Igualdade Global, que lancei em dezembro passado, reforçámos o nosso apoio à sociedade civil e programas para proteger e promover os direitos humanos.
Não vamos descansar até que os direitos plenos e iguais sejam uma realidade para todos. A história prova que a marcha em direção à igualdade e justiça irá superar as barreiras da intolerância e da discriminação. Mas isso requer um esforço concertado de todos nós. Não importa o quão longa é a estrada à nossa frente, estou confiante que vamos viajar juntos com sucesso.
Onde quer que estejam comemorando este mês, desejo-lhes um Orgulho feliz.
Confira o vídeo: