Robbie Rogers, de 25 anos, é o terceiro jogador de futebol profissional a partilhar a sua homossexualidade. Disse sempre pensei que poderia esconder este segredo, o futebol era o meu refúgio, a minha identidade o meu propósito.
O jogador natural da Califórnia ganhou 18 internacionalizações, fez o anúncio do seu afastamento e da sua orientação sexual via internet na sua página pessoal dizendo está na hora de me descobrir e me afastar do futebol
Segredos podem causar danos internos intelectuais graves. As pessoas gostam de pregar sobre ser-se honesto e que a honestidade é tão clara e simples. Tentem explicar ás pessoas que amam, a família, passados 25 anos que são homossexuais diz Rogers num convite ao entendermos que ainda existe muito preconceito e que pode não ser assim tão simples e fácil ser-se 100% honesto.
Mas a mensagem que deixa é também positiva, pois reconhece que embora tenha vivido a sua carreira com um segredo, diz que essa mesma carreira lhe proporcionou inúmeras alegrias mais que as que alguma vez imaginaria, e por isso sente-se grato ao caminho que fez, escreve Rogers no seu comunicado.
Numa referência a sua fé, diz que uma vez que o segredo não existe mais, sente-se um homem livre e por isso irá viver a sua vida e seguir em frente como o meu criador pretenderia que o fizesse.
O primeiro futebolista profissional a expor a sua homossexualidade foi Justin Fashanu em 1990, suicidando-se oito anos depois com 37 anos devido à pressão social.
Mais recente em 2011, foi a vez de um filho de jogador e ele mesmo jogador da segunda liga, Anton Hysen anunciar a sua orientação sexual numa revista desportiva sueca.
A Associação de Futebol dos EUA lançou em 2012 um plano de acção que visava tornar o futebol mais inclusivo e combater a homofobia e a transfobia. E já veio a público informar que apoiará Rogers quer ele continue a sua carreira futebolística ou não.
Gordon Taylor da Associação de Futebolistas Profissionais dos EUA disse que há jogadores que são homossexuais e que já disseram não se sentirem confortáveis para "saírem do armário".