No espaço elegante do salão nobre do hotel, os stands presentes exibiam desde o guarda-roupa dos noivos, aos serviços de entretenimento e fotografia. O PortugalGay.pt esteve lá e questionou algumas dessas empresas, sobre o que tinham preparado ou não para os casamentos celebrados entre pessoas do mesmo sexo.
Vera Cainço, apresentou-nos a sua empresa Kimera Cakes. Quando colocamos a questão sobre que tipo de ideias tinha preparado para gays e lésbicas, Vera respondeu que cada vez mais as decorações dos bolos deixam de lado os tradicionais bonecos representativos dos noivos. Adiantou ainda que no seguimento dessa alteração, aquilo que se usa actualmente, são decorações com motivos florais, ou ainda usando massas diferentes na construção de outros motivos como se podia ver num dos bolos expostos, um pergaminho com um poema.
Também falamos com os responsáveis pela empresa njMattos Photography. João e Nuno Matos estão preparados para fazer a cobertura fotográfica (e não vídeo) de qualquer casamento. Civil ou religioso. Para os dois jovens, o que realmente importa é deixar o cliente satisfeito com o trabalho realizado. Apresentaram a mesma postura perante a questão de se já tinham feito alguma reportagem de um casamento entre pessoas do mesmo sexo. Nunca fizeram porque ainda não lhes foi solicitado, mas estão os dois preparados para esse desafio. Satisfazer o cliente é o objectivo, se o cliente é dois homens ou duas mulheres, ou um casal heterossexual isso não representa obstáculo. A realização do seu trabalho não tem outra orientação que não seja fazer uma boa reportagem fotográfica.
Questionamos ainda a empresa Eventos com História, que usa os Palácios da Pena e de Monserrate (em Sintra), para tornar qualquer que seja o evento realizado especial, rodeado de um ambiente histórico. Perante a questão anterior a sua representante respondeu categoricamente que não. Explicando que o que tem preparado para uns é o mesmo que tem para outros, pois cada casal, seja ele qual for, tem as suas exigências, as suas ideias, e a questão da orientação sexual não se coloca.
Por questões financeiras não será toda a gente que tem acesso a este tipo de serviços (e até a própria exposição era acessível apenas por convite), mas ficou claro que para as empresas presentes na ExpoNoivos Premium os que interessa é realizar casamentos memoráveis, sejam entre um homem uma mulher, entre duas mulheres ou entre dois homens.