Foram salas umas mais cheias que outras, mas todas repletas de calor e entusiasmo. Foram introduzidos os filmes aos espectadores com vozes tão singulares como a de Nuno Galopim, numa versatilidade linguística que João Ferreira não deixou por mãos alheias, mas apoiados por uma excelente equipa.
Foram as secções QueerPop; QueerArt; Noites Hard, Sessões Especiais; Panorama; Curtas e longas-metragens; Documentários, e Debates. Além dos destaques da Intersexualidade e Representação Visual e até Teatro. E foram tantas as razões que levaram milhares de pessoas ao São Jorge entre os dias 16 e 24 de Setembro.
Hoje o Júri, aquela personagem boazinha que conhecemos na abertura, deu a conhecer os vencedores das diferentes categorias, decisões que os tornou menos bonzinhos para alguns. Ficamos também a conhecer o vencedor eleito pelo público e falo da secção das curtas-metragens.
Assim os vencedores são:
Melhor Longa-metragem
Rosa Morena, de Carlos Oliveira
Melhor Documentário
I AM, de Sonali Gulati
Melhor Actriz
Corinna Harfouch, de Auf Der Suche
Melhor Actor
Roberto Faria, de Mi Último Round
Foram estas as deliberações do Júri, mas falta uma secção que é a votada pelo público e falamos, claro está das curtas-metragens, e assim o vencedor foi:
Melhor Curta-metragem
Eu não quero voltar sozinho, de Daniel Ribeiro.
O cinema Brasileiro sai do QueerLisboa15 como o grande vitorioso, sendo vencedor nas categorias de curtas e longas-metragens, depois a Alemanha com o prémio para a melhor actriz, e o Chile com o melhor actor, a Índia leva para casa o melhor documentário. Para o ano o QueerLisboa promete voltar com um programa rico, vasto, e de certo interessante. O PortugalGay.pt continuará a colaborar com o mesmo e por isso terá de novo o www.queerlisboa.org actualizado atempadamente para que possa escolher os seus filmes, fazer o seu calendário, visionar os seus eleitos e assim dar razão de ser a este grande evento.