Os concertos estavam marcados para Chicago (2 Outubro), Las Vegas (15 Outubro), Dallas (20 Outubro) e Houston (22 Outubro).
O cancelamento acontece depois de uma campanha da Gay Liberation Network de Chicago junto dos diversos promotores de concertos onde denunciavam as letras das músicas de Buju Banton onde é incitado o assassinato de gays e lésbicas. Milhares de flyers foram distribuídos e as mensagens de protesto invadiram os promotores de eventos.
A Jamaica, de onde Buju Banton é originário, é conhecida pela sua tolerância em relação à violência homofóbica, e as relações sexuais consentidas entre pessoas do mesmo sexo são puniíveis com 10 anos de prisão.
As letras de Buju Banton alimentam e encorajam esta violência. Em 2004, Brian Williamson foi assassinado à catanada em sua casa em Kingston. A multidão no exterior da casa celebrava o evento cantando a música "Boom Bye Bye", um dos êxitos de Buju Banton.
A música parece inócua para quem não está habituado ao inglês jamaicano. Mas o refrão diz algo como, em tradução livre, "Boom, adeuzinho, na cabeça de um maricas. Rapazes duros não promovem rapazes pecaminosos, eles têm de morrer".
Buju Banton ainda tem diversos concertos previstos nos EUA não organizados pela Live Nation.
Mais informações em: www.GayLiberation.net .