Texto e fotos por PortugalGay.PT. Todos os direitos reservados.
Realizou-se hoje pela primeira vez na Invicta a manifestação com o título 'MayDay' (um trocadilho com a expressão inglesa para 'Socorro' e que também significa 'Dia de Maio'), que pretende chamar atenção para a precariedade laboral a que muitas e muitos trabalhadores estão expostos.
Presentes na manifestação, encontravam-se diferentes orientações políticas e sociais, diferentes vertentes profissionais que em uníssono gritaram palavras de ordem protestando contra uma precariedade instalada, a precariedade dos recibos verdes e dos contratos consecutivos.
'Não há liberdade, enquanto houver precariedade!'
Numa alusão á liberdade desejada esta foi uma das frases gritadas pelos manifestantes.
A destacar a presença de elementos afectos á organização da 'Marcha do Orgulho no Porto' (MOP), que mostraram que a precariedade está em todas as realidades sociais, e afectam todas as orientações sexuais e identidades de género.
Regina Guimarães, madrinha da MOP uma vez mais, anunciou frente á Câmara Municipal do Porto, a Marcha do Orgulho Porto para dia 11 de Julho, convidando os manifestantes a estarem presentes porque os GLBT ainda são mais oprimidos que os restantes precários numa sociedade machista e heterossexista.