PortugalGay.pt Pocket!
Índice Notícias
PORTUGAL: Maior marcha de orgulho de sempre no Porto
Dom, 7 Jul 2019

PORTUGAL: Maior marcha de orgulho de sempre no Porto
Segundo a organização cerca de 5000 pessoas terão participado na 14ª edição da Marcha este sábado, no Porto.

Sábado 6 de Julho, este passado sábado mesmo ontem poderia ser mais um daqueles sábados que ficávamos por casa ou íamos à praia, quem sabe bater perna num qualquer shopping, e talvez até tenha sido tudo isto para muita gente, mas para cinco mil pessoas este sábado foi um sábado diferente que o Porto já se habituou a observar uma vez por ano, desde 2006.

Ontem realizou-se a 14ª Marcha do Orgulho LGBT+ do Porto, ontem um mar de gente invadiu as artérias da mui nobre cidade Invicta, para gritar que “O Porto não se rende e o Orgulho não de vende”.

Pouco antes da hora marcada, 15 horas, já centenas ocupavam o jardim da Praça da República, coloridos, animados, com muito brilho no rosto, mas nas mãos as pancartas que mostravam que o caminho ainda não está feito, ainda há muita estrada pela frente no que aos Direitos Humanos diz respeito.

A 14ª Marcha do Orgulho LGBT+ do Porto (MOP), não esqueceu isso mesmo, e no seu manifesto deste ano revisita as Marchas anteriores começando do início “Um presente sem violência, Um futuro sem diferença”, e daí em diante as lutas integradas entre o que ainda havia por fazer por cá, com aquilo que havia por fazer em tantas outras nações. Um manifesto que mais que não negar a variedade da organização da MOP desde o seu início, exalta as questões abraçadas desde o primeiro momento, sem esquecer problemas cada vez mais atuais.

Das américas ao continente asiático, de Portugal à India, do Brasil à Angola, este manifesto mostra que os organizadores da MOP estão não só atentos ao que se passa no nosso país mas mais além, não esquecendo o que se passa um pouco por todo mundo, com especial atenção sobre aqueles que estão a dar os primeiros passos na luta por Direitos Humanos.

Depois de numa coreografia agilizada com as forças de segurança, os manifestantes ocuparam a rua por volta das 16 horas. A 14ª Marcha do Orgulho LGBT+ do Porto começava a sua caminhada de protesto, na frente os Bears on Motorbykes duas motos que Orgulhosamente abriam as "hostilidades".

Os slogans repetem-se, alguns deles são tão urgentes como o foram na primeira marcha, como por exemplo o bullying homofóbico é uma realidade nas escolas, na rua, na vida de demasiadas pessoas.

3. pág. seguinte...

João Paulo

PortugalGay.pt Pocket!   @
©2000-2024 Todos os direitos reservados PortugalGay®.pt