PortugalGay.pt Pocket!
Índice Notícias
FRANÇA: Intolerância e transfobia no dia internacional da visibilidade trans
Seg, 8 Abr 2019

1. pág. anterior...O vídeo do ataque à luz do dia já foi visto mais de 2 milhões de vezes, e atraiu indignação de grupos ativistas LGBT, políticos e parisienses. A presidente da câmara de Paris, Anne Hidalgo, condenou o ataque no Twitter dizendo que os responsáveis "devem ser identificados e processados". A ministra da igualdade, Marlène Schiappa, também condenou o ataque.

Júlia também veio a público com o ataque, aparecendo na capa do diário Libération, de esquerda, bem como em inúmeros programas de televisão franceses para contar a história.

Em declarações ao Huffington Post France, Júlia esclareceu que 'Eu tentei evitá-los [aos homens], mas eles seguraram-me dizendo que eu tinha que responder à pergunta deles. Um deles tocou no meu peito, imaginando [se] eu teria seios. Eu soltei a mão dele dizendo para não me tocar. Ele então pegou no seu “pau” [pénis] e disse-me para "agradá-lo". Eu queria sair dali e subir as escadas. Outros homens atiraram-me com cerveja nos degraus e insultaram-me. Um homem me deu uma estalada’

Falando na France Inter Radio, acrescentou: "A violência contra esta comunidade [trans] acontece todos os dias. Mas algumas pessoas não terão a força que eu tenho e serão destruídas por esses ataques."

A ampla cobertura dos média sobre o incidente tem servido como uma chamada de despertar preocupante num país que é amplamente visto como descontraído e acolhedor em relação à comunidade LGBT.

O procurador de Paris abriu um caso de violência por orientação sexual e identidade de género.

O Dia Internacional da Visibilidade Trans é um evento anual celebrado a 31 de Março destinado a celebrar a população trans e dar visibilidade à discriminação enfrentada pela população trans, bem como celebrar os seus contributos para a sociedade.

O dia foi criado em 2009 pela activista norte-americana Rachel Crandall, no estado do Michigan como reação à falta de reconhecimento LGBT da comunidade trans, nomeadamente a frustração de que o único dia de celebração trans era o bem conhecido Dia da Memória Trans, que lamentava os assassinatos de pessoas trans, mas não reconhecia nem celebrava os membros vivos da comunidade.

O primeiro Dia Internacional da Visibilidade Trans foi realizado em 31 de março de 2009, tendo-se espalhado mundialmente desde então.

Lara Crespo

PortugalGay.pt Pocket!   @
©2000-2024 Todos os direitos reservados PortugalGay®.pt