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4º Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa

Diário - Terça, 19

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Terça, 19 - 18:30
Cinemateca Portuguesa
Kampvuur (Firecamp)
Bavo Defurne
20 min. Bélgica 1999 iCal Google Calendar
PRÉMIO PARA CURTA METRAGEM NO FESTIVAL DE CINEMA GAY E LÉSBICO DE LONDRES - 2000 REINO UNIDO
PRÉMIO DO PÚBLICO E MENÇÃO HONROSA DO JÚRI NO FESTIVAL DE CINEMA LÉSBICO E GAY DE TORINO - 2000 ITÁLIA"
Camp Fire" retrata o desejo e a abnegação num conto sobre um amor não correspondido num paraíso de escuteiros. Quando o jovem Tijl, de 18 anos, é obrigado a escolher entre a sua namorada Ineke e o seu melhor amigo, Wout, a jornada de campismo transforma-se numa viagem de auto-descoberta plena de tensão. Ao jogarem "Verdade ou Consequência" à volta da fogueira, os protagonistas vêem-se obrigados a tomar (algumas) decisões importantes."Camp Fire" explora a psicologia de personagens bastante reais e comoventes, envolvidas em situações penosamente familiares.

SHORT FILM PRIZE, LONDON LESBIAN & GAY FILM FESTIVAL - 2000 UK
AUDIENCE AWARD AND SPECIAL JURY MENTION, TORINO, LESBIAN AND GAY FILM FESTIVAL - 2000 ITALY
"Camp Fire" witnesses desire and denial in a tale of unrequited love in a boy scout's heaven. When the 18-year old Tijl is forced to chose between his girlfriend Ineke and his best friend Wout, their camping trip turns into a tension-filled journey of self-discovery. Playing truth or dare by the fire the protagonists are forced to make important decisions."Camp Fire" explores the psychology of very real and touching characters in painstackingly familiar situations.


Bølgene (Waves)
Frank Mosvold
10 min. Noruega 1998 iCal Google Calendar
Dois adolescentes, Tim e Morten, passam a noite juntos numa ilha isolada da Noruega.Um retrato delicado de dois adolescentes, a sua amizade e amor um pelo outro, misturado com o receio de crescerem e de se afastarem um do outro.

Tim and Morten, share a night together on an isolated Norwegian island.A delicate portrait of two teenage boys, their friendship and love for each other, crossed by the fear of growing up and become alien to each other.

Este é o primeiro filme a retratar positivamente a homossexualidade e a apelar à tolerância para com o "terceiro sexo". Foi produzido por Magnus Hirschfeld, fundador do Instituto de Sexologia em Berlim e opositor ferrenho da lei alemã contra a homossexualidade conhecida como "Parágrafo 175". O filme, acerca de um homem importante que é chantageado, estreou em 1919, tendo tido boas críticas em geral e consideráveis receitas de bilheteira. Contudo, foi banido em muitas cidades (incluindo Viena, Munique e Estugarda) em 1920, sendo a sua projecção restrita a profissionais nos campos educacional, científico e médico. Todas as cópias conhecidas perderam-se provavelmente quando os nazis entraram de assalto nos escritórios do Dr. Hirschfield em 1933 e destruiram a sua obra. A única cópia existente, encontrada em 1976 na Ucrânia, tem uma duração de apenas 30 minutos, muito inferior à do filme original. O actor gay Conrad Veidt desempenha o papel de Paul Körner, um famoso pianista que se apaixona por um dos seus alunos, Kurt. Kurt muda-se para a casa do seu professor, mas não tarda que Paul seja chantageado por um dos seus conhecidos. Em vez de pagar pelo silêncio do chantagista, Paul enfrenta-o em tribunal mas, sendo a homossexualidade ilegal, ambos são condenados a prisão. Uma vez libertado, Paul, um homem destroçado, suicida-se e junto ao seu caixão, o seu amante jura mudar as leis contra a homossexualidade. Hirschfeld desempenha no filme o papel de um sexólogo que garante a Paul que nada se pode fazer em relação à sua homossexualidade e que ele pode viver uma vida normal. O filme foi novamente rodado ou remontado em 1927 por Hirschfeld e Oswald sob o título "As Leis do Amor (Gesetze der Liebe)", apesar de se desconhecer a existência de cópias. Um importante marco na história do retratar gays no cinema.

This is the first film to positively portray homosexuality and plead for the tolerance of "The Third Sex". It was produced by Magnus Hirschfeld, founder of the Institute of Sexology in Berlin and staunch opponent to Germany's anti-homosexuality law, known as "Paragraph 175". The film, about a prominent gay man who is blackmailed, opened 1919 to generally good reviews and healthy box office. But by 1920, it was banned in many cities (including Vienna, Munich and Stuttgart) and was allowed to be viewed only by professionals in the educational, scientific and medical fields. All known prints were probably lost after the Nazis raided the offices of Dr. Hirschfeld in 1933 and destroyed his work. The only existing print, found in 1976 in Ukraine, has a running time of only 30 minutes, much shorter than the original film. Gay actor Conrad Veidt stars as Paul Körner, a famous pianist who falls in love with one of his students, Kurt. Kurt moves in with his teacher, but soon Paul becomes a victim of blackmail by one of their acquaintances. Rather than paying off the man, Paul confronts him in court, but with homosexuality against the law, both receive jail sentences. Upon his return from prison, Paul, a broken man, commits suicide and at his casket, his former lover vows to change the laws against homosexuality. Hirschfeld is featured in the film as a sex researcher who assures Paul that there is nothing to be done about his homosexuality and that he can lead a good life. The film was either remade or reedited in 1927 by Hirschfeld and Oswald under the title "The Laws of Love (Gesetze der Liebe)" although no prints are known to survive. An important first in the history of the depiction of gays in film.

Terça, 19 - 21:30
Cinemateca Portuguesa
Paragraph 175 (a.k.a. Pink Triangle)
Rob Epstein, Jeffrey Friedman
81 min. EUA 1999 iCal Google Calendar
PRÉMIO DE MELHOR DOCUMENTÁRIO NO FESTIVAL PANORAMA - ALEMANHA 2000
SELECÇÃO OFICIAL DO FESTIVAL DE BERLIM - ALEMANHA 2000
Os homossexuais constituem um dos grupos menos conhecidos de entre os que foram perseguidos pelos Nazis, e um dos últimos a revelar as suas histórias. Ao mesmo tempo intimista nos seus retratos e arrebatador nos seus relatos, "Pink Triangle" apresenta homossexuais masculinos idosos que descrevem vivamente as suas experiências durante o Nazismo - e revelam as consequências a longo prazo deste capítulo oculto da História.Heinz F. conta o seu cerco e prisão pela Gestapo, os oito anos passados em campos de concentração e a dor de ter guardado em segredo até aos dias de hoje o seu passado "vergonhoso".Pierre Seel é um francês preso aquando da anexação da Alsácia pelos Nazis. Ele foi condenado a um campo de trabalho onde testemunhou o assassínio brutal do seu namorado.Heinz Doermer era um líder do Movimento da Juventude Alemã, inclusivamente durante o períodoem que os Nazis forçaram a incorporação de todos estes grupos na Juventude Hitleriana. Foi condenado a uma série de penas de prisão e campos de concentração ao abrigo do parágrafo 175.Gad Beck, simultaneamente gay e judeu, relembra as suas aventuras amorosas enquanto líder dum grupo de resistência em Berlim durante a Guerra.Albrecht Becker, fotógrafo e leal cidadão alemão, foi preso por homossexualidade também nos termos do parágrafo 175. Ao ser libertado, juntou-se voluntariamente ao Exército Alemão.Estes são seres humanos excepcionais - por vezes azedados, mas ao mesmo tempo cheios de ironia e humor; atormentados pelas suas memórias, mas possuindo uma grande vontade de viver. Os seus comoventes testemunhos, entrelaçados com imagens evocativas de álbuns pessoais, documentos históricos inéditos e material original criado para este filme, contam uma história épica. A perseguição Nazi aos homossexuais é uma das últimas histórias não contadas do Terceiro Reich; "Pink Triangle" preenche uma lacuna essencial no registo histórico.

BEST DOCUMENTARY AT PANORAMA - GERMANY 2000
BERLIN OFFICIAL SELECTION - GERMANY 2000
Homosexuals were one of the least known groups targeted for persecution by the Nazis, and one of the last to come forward with their stories. Both intimate in its portrayals and sweeping in its narrative, "Pink Triangle" features elderly homosexual men who vividly describe their experiences during theNazi era - and reveal the long-term consequences of this hidden chapter of History.Heinz F. tells of his entrapment and arrest by the Gestapo, the eight years he spent in concentration camps, and the pain of keeping his "shameful" past a secret to this day.Pierre Seel is a Frenchman arrested when the Nazis annexed Alsace. He was sentenced to a work camp where he witnessed the brutal murder of his boyfriend.Heinz Doermer was a leader in the Greman Youth Movement, including the time when the Naizs forced all such groups into the Hitler Youth. He was sentenced to a series of prisons and concentration camps under Paragraph 175.Gad Beck, both gay and Jewish, reminisces about his amorous adventures as the leader of an underground resistance group in Berlin during the War.Albrecht Becker, photographer and loyal German citizen, was imprisioned for homosexuality under Paragraph 175. Upon his release, he voluntarily joined the German Army.These are exceptional human beings - sometimes bitter, but just as often filled with irony and humour; haunted by their memories, but possessing a strong will to live. Their moving testemonies, woven together with evocative images from personal photo albums, unseen historical archives and original material created for this film, tell an epic story. The Nazi persecution of homosexuals is one of the last untold stories of the Third Reich. "Pink Triangle" fills a crucial gap in the historical record.


Programas para maiores de 18 anos - Esta secção é meramente informativa, verifique eventuais alterações de programa junto da organização do festival.
Bilhete Fórum Lisboa - 400$00 (200$00 para membros de associações LGBT). Bilhete Cinemateca - 400$00. Bilhete Cinema Ávila - 700$00. Entrada livre na FNAC Chiado.
 
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4º Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa

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