Pesquisa:
rainbow
 
Aberto
Filmes, Livros, Música

4º Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa

Diário - Quarta, 20

mostrar
imagens
esconder
sinopses




Donwload: iCal desde dia ou iCal programa completo
Guarde o ficheiro no disco e faça importação no seu programa de calendário. Estes ficheiros agregam dezenas de eventos (um por cada filme apresentado). Lembre-se que em algumas aplicações pode ser difícil remover múltiplos eventos de forma eficaz.


Quarta, 20 - 18:30
Cinemateca Portuguesa
There we are, John
Derek Jarman
Ciclo Derek Jarman
31 min. Reino Unido 1983 iCal Google Calendar
Inicialmente concebida como uma introdução a uma retrospectiva de filmes de Jarman e criada pelo British Council, para ser apresentada no estrangeiro, esta entrevista torna-se, graças à habilidade da realizadora, Keri McMullen, num elegante retrato. Jarman reflecte sobre os seus filmes mais importantes - a sua surpresa face à reacção contra "Jubilee" e "Sebastiane", a satisfação com "Caravaggio" e o deleite com "The Angelic Conversation". A câmara acompanha-o durante as filmagens, é reveladora mas humana. Não obstante o efeito devastador da sua doença (Jarman foi filmado no mesmo dia em que saiu do hospital depois de uma pneumonia), estamos perante um artista cujo discernimento não foi afectado, que apesar de tudo continua bem humorado, sem protagonismos, espirituoso e encantador de um modo desarmante. Um documento e uma afirmação notáveis para os anos 90.

Originally intended as an introduction to a collection of Derek Jarman's films, created by the British Council, to tour overseas, this interview becomes in the hands of director Keri McMullen, an elegant portrait. Jarman reflects on his major films - his surprise at the reaction against "Jubilee" and "Sebastiane", his satisfaction with "Caravaggio" and delight in "The Angelic Conversation". All the while, the camera stays with him, revealing but humane. Despite the debilitating effects of his illness (he was filmed on the very day he left hospital following pneumonia), we see an artist with his inner vision still unimpaired, still humorous, self-effacing, quirky and disarmingly charming. A remarkable document and statement for the 1990s.

Wittgenstein
Derek Jarman
Ciclo Derek Jarman
75 min. Reino Unido 1993 iCal Google Calendar
Revelando pouca da militância "queer" que caracterizou alguns dos filmes de Jarman, este filme é mais um na série de biografias de figuras históricas homossexuais ("Sebastiane", "Edward II", "Caravaggio"). Este retrato divertido e intelectual do filósofo austríaco, educado em Inglaterra, Ludwig Wittgenstein, é, ao mesmo tempo, um sensacional "manual de instruções" para a realização de filmes de baixo orçamento e uma obra visualmente exuberante. A vida privada e profissional de Wittgenstein, considerado um dos filósofos mais influentes deste século, é ralatada - desde a sua infância de criança-prodígio até à sua vida relutante como professor em Cambridge. Jarman utiliza um pano de fundo completamente negro, que permite realçar as personagens sumptuosamente concebidas e extravagantemente vestidas bem como o seu diálogo espirituoso e provocador. Karl Johnson representa o excêntrico filósofo que se dedicou às duras teorias da lógica e da verdade mas que se sentia oprimido pela culpa de ser homossexual. Tilda Swinton é sumptuosamente "camp" no papel de Lady Ottoline e Clancey Chassey é encantador no papel do jovem mas incrivelmente auto-consciente Wittgenstein. Rodado em menos de duas semanas e com um orçamento inferior a 300.000 libras, este filme, que recebeu o apoio do Channel 4 no Reino Unido, revela-se um trabalho revigorante e inconformista.

Displaying little of the queer militancy that has distinguished a number of Jarman's films, and another in a series of biographies of gay historical figures (Sebastiane, Edward II, Caravaggio), this amusing, intellectual portrait of Austrian-born, British-educated philosopher Ludwig Wittgenstein is both a startling primer in low-budget filmmaking as well as a visually exuberant work. Considered one of the century's most influential philosophers, Wittgenstein's private and professional life is chronicled - from his prodigy childhood to his reluctant life as a professor at Cambridge. Jarman utilizes a pitch-black background, allowing the richly drawn, outrageously costumed characters and their witty, thought-provoking dialogue to take center stage. Karl Johnson plays the eccentric philosopher who tackled the weighty theories of logic and truth but was burdened with guilt about his homosexuality. Tilda Swinton is lavishly campy as Lady Ottoline and Clancey Chassey is delightful as the young but amazingly self-aware Wittgenstein. Shot in less than two weeks for under £300,000, this Channel 4-backed film proves to be an invigorating, uncompromising work.

Quarta, 20 - 21:30
Fórum Lisboa
Anis, uma jovem imigrante, isola-se no seu quarto. No lado oposto do pátio, numa sala de estar bem iluminada, uma jovem loira toca violencelo todas as noites. Anis, fascinada com esta cena, telefona-lhe uma noite.

Anis, a young immigrant girl, isolates herself in her room. In a well-lit living room across the yard, a young blone girl plays her cello every night. Anis, fascinated by this scene, calls her one night.

The Sex Monster
Mike Binder
97 min. EUA 1998 iCal Google Calendar
A derradeira fantasia masculina é posta à prova na vida real nesta farsa sobre um homem que se arrepende do dia em que convence a sua mulher a participar num "menáge à trois" com outra mulher. Marty (Mike Binder) é casado com Laura (Mariel Hemingway) e tem tudo - os carros, a casa em L.A. e uma mulher-bibelot, mas não descansará até persuadir Laura a satisfazer a sua fantasia e dormir com outra mulher. Mas, quando a relutância inicial desta se transforma em participação mais do que voluntária, Marty é posto de lado. "The Sex Monster" satisfaz uma das derradeiras fantasias lésbicas: Mariel Hemingway no papel de lésbica optimista...

The ultimate male fantasy gets a reality check in this farce about a man who lives to rue the day he talks his wife into a threeway with another womam. Marty (Mike Binder) is married to Laura (Mariel Hemingway)and has it all - the cars, the L.A. house, and trophy wife - but will not rest until he has persuaded Laura to satisfy his fantasy and sleep with another womam. But, when her initial reluctance turns into more than willing participation, Marty gets left by the wayside."The Sex Monster" satisfies one of the ultimate lesbian fantasies:Mariel Hemingway as a high spirited lesbian...

Quarta, 20 - 24:00
Fórum Lisboa
Sud (South)
Jean Noel Rene Clair
Noites Hard
120 min. França 1998 iCal Google Calendar
A cosmopolita Marselha é a cidade de todos os "molhos"… Rapazes loiro, tão quentes quanto o sol escaldante da cidade antiga, vêm dar o cu aos homens do sul, sem esquecer os marselheses de origem italiana parecidos com os "ragazzi" de Nápoles…

The cosmopolitan Marseille is the city of all "sauces"… Blond boys, as hot as the old city burning sun, come to give ass to Southern men, not to mention the guys from Marseille of Italian ascent resembling the "ragazzi" from Naples…

Programas para maiores de 18 anos - Esta secção é meramente informativa, verifique eventuais alterações de programa junto da organização do festival.
Bilhete Fórum Lisboa - 400$00 (200$00 para membros de associações LGBT). Bilhete Cinemateca - 400$00. Bilhete Cinema Ávila - 700$00. Entrada livre na FNAC Chiado.
 
Aberto
Filmes, Livros, Música

4º Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa

Buy at Amazon
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
FacebookX/TwitterInstagram
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal