Pesquisa:
rainbow
 
Aberto
Filmes, Livros, Música

4º Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa

Diário - Quarta, 27

mostrar
imagens
esconder
sinopses




Donwload: iCal desde dia ou iCal programa completo
Guarde o ficheiro no disco e faça importação no seu programa de calendário. Estes ficheiros agregam dezenas de eventos (um por cada filme apresentado). Lembre-se que em algumas aplicações pode ser difícil remover múltiplos eventos de forma eficaz.


Quarta, 27 - 18:30
Cinemateca Portuguesa
Gelée Précoce (Early Frost)
Pierre Pinaud
17 min. França 1999 iCal Google Calendar
Caroline, 10 anos, tem uma vida pacata até se aperceber que Pitou, o seu coelho de estimação, se sente atraído por coelhos do mesmo sexo. Esta novidade lança a sua relação com os pais num turbilhão. Eles decidem resolver a crise. Mas a sua infeliz decisão terá consequências imprevistas.

Caroline, 10, leads an unremarkable life until she learns that Pitou, her pet rabbit, is attracted by rabbits of the same gender. This news throws her relationship with her parents into turmoil. They decide to resolve the crisis. But their unfortunate decision will have unforeseen consequences.

Tendo como cenário a Hong Kong dos nossos dias, este filme do conceituado realizador e fotógrafo, Yonfan, adapta um recente escândalo público envolvendo mais de um milhar de fotografias de polícias de Hong Kong, em vários estádios de nudez, descobertas no apartamento de um abastado fotógrafo. Partindo desta premissa, Bishnoen tece uma história sumptuosa e provocante misturando os mundos opostos de gigolos e polícias. O filme centra-se em Jet, o mais célebre "call-boy" de Hong Kong, e Sam, um polícia de assombrosa beleza que exuda mistério de trás de uma inocente aparência. Quando o calejado Jet finge-se vulnerável para tentar seduzir Sam, o polícia supostamente inofensivo revela-se muito mais do que Jet esperava…

Set in the modern-day Hong Kong, this film by the renowned director and photographer, Yonfan, dramatises a recent public scandal in which more than a thousand photographs of Hong Kong policemen, in very stages of undress, were discovered in the apartment of a wealthy photographer. From this premise, "Bishnoen" weaves a lavish and provocative tale blending the contradictory worlds of gigolos and policemen, in which rapturous infatuation threatens order at every turn. The film centres around Jet, the most celebrated call-boy in Hong Kong, and Sam, a stunning looking policeman who exudes mystery from behind an innocent façade. When hardened Jet feigns vulnerability to try to seduce Sam, the supposedly harmless cop proves to be more than Jet bargained for…

Quarta, 27 - 21:30
Fórum Lisboa
Crash and Burn
David Graham
25 min. EUA 1999 iCal Google Calendar
É óbvio que Randy, um dançarino da Broadway, e Warren, um apetitoso empregado de bar, estão prestes a separar-se. Quando Randy é despedido, Warren envolve-se numa aventura sexual invulgar e perigosa. Após esta trágica noite de infernos separados, Randy - esgotado e humilhado - encontra Warren, mais morto que vivo, amarrado e espancado. Esmagados por estes infelizes acontecimentos, os dois lançam-se temporariamente para os braços um do outro. Será para sempre desta vez? "Crash and Burn" permite-nos, simultaneamente, um olhar realístico sobre as vidas tumultuosas destes dois homens e vislumbrar alguns dos clubes e vielas mais sombrios de Nova Iorque. Este rápido e ritmado filme gay independente já foi exibido em dois dos mais conceituados festivais de Cinema Gay e Lésbico dos EUA.

It's obvious that Randy, a Broadway dancer, and Warren, a stud bartender, are more than ready to split-up. As Randy gets fired, Warren gets involved in a kinky and dangerous sexual escapade. After this tragic night of separated hells, Randy - strung out and humiliated - finds Warren, strung up, bound, and beaten. Crushed by these unfortunate events, the two are temporarily thrown back into each other's arms. Will it be for good this time? Along with a realistic look at the swirling lives of these two men, "Crash and Burn" offers us a glimpse into some of New York's darker clubs and alleys and asks us to re-examine just what it is that keeps us in our own personal chains. This fast-paced Gay-Indie Film has already appeared in two of the America's leading Gay and Lesbian Film Festivals.

Johns
Scott Silver
92 min. EUA 1997 iCal Google Calendar
Existem muitos rapazes que sobrevivem do seu charme em Santa Monica Boulevard… Todos se dão a conhecer pelo mesmo nome, John! Existem muitos homens que pagam pelo charme dos rapazes de Santa Monica, os Johns! Os raios de sol iluminam violentamente uma quente manhã de Inverno em Los Angeles. É 24 de Dezembro, John e Donner passeiam pelo asfalto de Santa Monica Boulevard, procurando dinheiro…

In Santa Monica Boulevard there are many boys surviving on their charm… All of them introduce themselves using the same name, John! There are many men who pay for the charm of the Santa Monica boys, Johns! Sunbeams violently lighten a hot winter morning in Los Angeles. It is December 24, John and Donner hit the streets of Santa Monica Boulevard, looking for money…

Quarta, 27 - 22:00
Cinema Ávila
Confirmada a presença do director na sessão
Der Rosenköning (The Rose King)
Werner Schroeter
121 min. Alemanha, Portugal 1987 iCal Google Calendar
Anunciado como "um sonho febril do 'enfant terrible' do cinema alemão" e descrito como "uma inteligente mistura de gótico escatológico e do 'kitsch' católico", este conto romântico homoerótico retrata o amor obsessivo de um jovem - que está a cultivar a rosa perfeita - por um elegante jardineiro italiano. Com meia dúzia de línguas diferentes, uma narrativa fracturada e um leque de música que alterna entre valsas vienenses e cantos africanos, o filme tem como cenário uma praia do Mediterrâneo onde vivem uma mulher (Magdalena Montezuma) e o seu filho adulto, Albert. Albert, que deseja o jovem Fernando, rapta-o, aprisiona-o e começa a controlar-lhe a vida, dando-lhe banho e alimentando-o com a rosa que cultivou - uma situação que leva a uma forma de sacrifício. Montezuma, que trabalhou com Schroeter desde o início da carreira do realizador, morreu, vítima de cancro, duas semanas depois do fim das filmagens.

SOBRE O REALIZADOR

Referido uma vez pelo falecido Rainer Werner Fassbinder como o seu único par na Alemanha, Werner "Génio-Louco" Schroeter, nascido em 1945, é uma figura relativamente desconhecida no circuito internacional de cinema, apesar de ser uma reconhecida influência nas obras de Wenders, Herzog, von Praunheim e Syberberg. O seu filme "Malina" distingue-se do seu trabalho anterior por ter sido exibido, embora durante um curto espaço de tempo, no "Joseph Papp's Public Theatre" de Nova Iorque. Apesar de ter recebido críticas, em geral confusas mas positivas, "Malina" foi exibido somente nesta pequena sala de cinema e muito pouco solicitado por outras salas do país. Tendo iniciado a carreira cinematográfica em 1968, os seus primeiros trabalhos, inicialmente filmados em 8mm, foram experimentais e tinham um tema comum: a ópera e os seus excessos concomitantes - ao ponto de estes trabalhos serem referidos como óperas "underground". Conhecido pela sua abordagem de vanguarda e pelo seu estilo frequentemente extravagante de contar histórias, ele começou gradualmente a filmar longas metragens quase- comerciais, todas de baixo orçamento, mas dando maior ênfase a um enredo compreensível (embora nunca fácil). "Eika Katappa" (1969, 144 min.) foi um dos seus primeiros filmes e narrava uma trágica história de amor gay. O seu angustiante documentário, "The Reign of Naples" (também conhecido por "The Kingdom of Naples", 1978, Alemanha/Itália), é uma intensa história social sobre a vida dos pobres e excluídos (incluindo prostitutas e homossexuais), em Nápoles, de 1944 a 1969. Foi um surpreendente sucesso de Schroeter junto do público europeu. A par da sua carreira como realizador, Schroeter continua a trabalhar como encenador de teatro e ópera na sua Alemanha natal.

Advertised as "a fever dream from the 'enfant terrible' of German Cinema" and described as a "brilliant assemblege of Gothic rot and Catholic kitsch", this romantic homoerotic tale involves the obsessive love a young man - who is growing the perfect rose - has for a handsome Italian gardener. With a half dozen different languages, a fractured narrative and music that alternates between Viennese waltzes and African chants, the film is set near the Mediterranean beach where a woman (Magdalena Montezume) and her grown son, Albert, live. Albert who is in lust with the young Fernando, kidnaps him, imprisiones him and begins to control his life, bathing him and feeding him the rose which he grew - a situation that leads to a form of sacrifice. Montezuma, who had worked with Schroeter since the beginning of his career, died of cancer two weeks after the completion of filming.

ABOUT THE DIRECTOR

Once called by the late Rainer Werner Fassbinder as his only equal in Germany, Werner "Mad Genius" Schroeter, born in 1945, is a relatively unknown figure in the international film circuit, despite being an acknowledged influence to Wenders, Herzog, von Praunheim and Syberberg. His film "Malina" was unlike most of his previous works in that it enjoyed a theatrical, albeit limited run at Joseph Papp's Public Theatre in New York. But despite generally puzzled but positive reviews, its engagement was confined to the one small cinema and has received very few additional bookings around the country. Making films since 1968, his early works, which were primarily filmed in 8mm, were experimental and had a common theme of opera and its accompanying excesses - to the point that they were often referred to as underground operas. Known for his avant-garde approach and his frequently flamboyant style of story telling, he gradually began making more quasi-commercial features, all low budget but made with a greater emphasis on a discernable (but never easy) plot. "Eika Kattapa" (1969, 144 min.) was one of his earliest films and featured a tragic gay love story. His harrowing documentary, "The Reign of Naples" (aka "The Kingdom of Naples", 1978 Germany/Italy), is a vivid social history on the life of the poor and disenfranchised (including prostitutes and homosexuals) in Naples from 1944 to 1969. It was a surprising success for Schroeter with European audiences. In addition to his filmmaking, Schroeter continues to work as a director of live theatre and opera in his native Germany.


Quarta, 27 - 24:00
Fórum Lisboa
But (Goal)
Jean Noel Rene Clair
Noites Hard
100 min. França 1998 iCal Google Calendar




Programas para maiores de 18 anos - Esta secção é meramente informativa, verifique eventuais alterações de programa junto da organização do festival.
Bilhete Fórum Lisboa - 400$00 (200$00 para membros de associações LGBT). Bilhete Cinemateca - 400$00. Bilhete Cinema Ávila - 700$00. Entrada livre na FNAC Chiado.
 
Aberto
Filmes, Livros, Música

4º Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa

Buy at Amazon
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
FacebookX/TwitterInstagram
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal