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Filmes, Livros, Música

4º Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa

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Sábado, 23 - 21:30
FNAC Chiado
Confirmada a presença da realizadora na sessão
Encontros Casuais
Priscilla Pinto
8 min. Portugal 1999 iCal Google Calendar
Uma mulher entra no bar onde acaba a maior parte das suas noites. Esta noite parecia ser igual a todas as outras. Porém, surge um homem que ela deseja conhecer apesar da sua maneira de estar algo diferente. Isso irá criar dissabores…

A woman enters the bar where she ends most of her night-outs. This night looked like all the others. Yet, a man shows up who she craves to meet though his ways are a bit different. Problems will arise…

Pride 98 - Lisboa
Vasco Diogo
8 min. Portugal 2000 iCal Google Calendar
Primeiro registo documental sobre o Gay Pride em Portugal, no Jardim do Príncipe Real, em Lisboa.

The first documentary of the Gay Pride in Portugal, Jardim do Príncipe Real, in Lisbon.

O Ano do Pénis
Vasco Diogo
23 min. Portugal 2000 iCal Google Calendar
Recriação videográfica do espectáculo homónimo sobre política, teatro, homossexualidade, heterossexualidade, transexualidade, homens, mulheres, pornografia, arte e, não esquecendo, o pénis.

A video graphic re-creation of the homonymous show about politics, theatre, homosexuality, heterosexuality, Tran sexuality, men, women, pornography, art and, not to mention, the penis.

Quarta, 27 - 22:00
Cinema Ávila
Confirmada a presença do director na sessão
Der Rosenköning (The Rose King)
Werner Schroeter
121 min. Alemanha, Portugal 1987 iCal Google Calendar
Anunciado como "um sonho febril do 'enfant terrible' do cinema alemão" e descrito como "uma inteligente mistura de gótico escatológico e do 'kitsch' católico", este conto romântico homoerótico retrata o amor obsessivo de um jovem - que está a cultivar a rosa perfeita - por um elegante jardineiro italiano. Com meia dúzia de línguas diferentes, uma narrativa fracturada e um leque de música que alterna entre valsas vienenses e cantos africanos, o filme tem como cenário uma praia do Mediterrâneo onde vivem uma mulher (Magdalena Montezuma) e o seu filho adulto, Albert. Albert, que deseja o jovem Fernando, rapta-o, aprisiona-o e começa a controlar-lhe a vida, dando-lhe banho e alimentando-o com a rosa que cultivou - uma situação que leva a uma forma de sacrifício. Montezuma, que trabalhou com Schroeter desde o início da carreira do realizador, morreu, vítima de cancro, duas semanas depois do fim das filmagens.

SOBRE O REALIZADOR

Referido uma vez pelo falecido Rainer Werner Fassbinder como o seu único par na Alemanha, Werner "Génio-Louco" Schroeter, nascido em 1945, é uma figura relativamente desconhecida no circuito internacional de cinema, apesar de ser uma reconhecida influência nas obras de Wenders, Herzog, von Praunheim e Syberberg. O seu filme "Malina" distingue-se do seu trabalho anterior por ter sido exibido, embora durante um curto espaço de tempo, no "Joseph Papp's Public Theatre" de Nova Iorque. Apesar de ter recebido críticas, em geral confusas mas positivas, "Malina" foi exibido somente nesta pequena sala de cinema e muito pouco solicitado por outras salas do país. Tendo iniciado a carreira cinematográfica em 1968, os seus primeiros trabalhos, inicialmente filmados em 8mm, foram experimentais e tinham um tema comum: a ópera e os seus excessos concomitantes - ao ponto de estes trabalhos serem referidos como óperas "underground". Conhecido pela sua abordagem de vanguarda e pelo seu estilo frequentemente extravagante de contar histórias, ele começou gradualmente a filmar longas metragens quase- comerciais, todas de baixo orçamento, mas dando maior ênfase a um enredo compreensível (embora nunca fácil). "Eika Katappa" (1969, 144 min.) foi um dos seus primeiros filmes e narrava uma trágica história de amor gay. O seu angustiante documentário, "The Reign of Naples" (também conhecido por "The Kingdom of Naples", 1978, Alemanha/Itália), é uma intensa história social sobre a vida dos pobres e excluídos (incluindo prostitutas e homossexuais), em Nápoles, de 1944 a 1969. Foi um surpreendente sucesso de Schroeter junto do público europeu. A par da sua carreira como realizador, Schroeter continua a trabalhar como encenador de teatro e ópera na sua Alemanha natal.

Advertised as "a fever dream from the 'enfant terrible' of German Cinema" and described as a "brilliant assemblege of Gothic rot and Catholic kitsch", this romantic homoerotic tale involves the obsessive love a young man - who is growing the perfect rose - has for a handsome Italian gardener. With a half dozen different languages, a fractured narrative and music that alternates between Viennese waltzes and African chants, the film is set near the Mediterranean beach where a woman (Magdalena Montezume) and her grown son, Albert, live. Albert who is in lust with the young Fernando, kidnaps him, imprisiones him and begins to control his life, bathing him and feeding him the rose which he grew - a situation that leads to a form of sacrifice. Montezuma, who had worked with Schroeter since the beginning of his career, died of cancer two weeks after the completion of filming.

ABOUT THE DIRECTOR

Once called by the late Rainer Werner Fassbinder as his only equal in Germany, Werner "Mad Genius" Schroeter, born in 1945, is a relatively unknown figure in the international film circuit, despite being an acknowledged influence to Wenders, Herzog, von Praunheim and Syberberg. His film "Malina" was unlike most of his previous works in that it enjoyed a theatrical, albeit limited run at Joseph Papp's Public Theatre in New York. But despite generally puzzled but positive reviews, its engagement was confined to the one small cinema and has received very few additional bookings around the country. Making films since 1968, his early works, which were primarily filmed in 8mm, were experimental and had a common theme of opera and its accompanying excesses - to the point that they were often referred to as underground operas. Known for his avant-garde approach and his frequently flamboyant style of story telling, he gradually began making more quasi-commercial features, all low budget but made with a greater emphasis on a discernable (but never easy) plot. "Eika Kattapa" (1969, 144 min.) was one of his earliest films and featured a tragic gay love story. His harrowing documentary, "The Reign of Naples" (aka "The Kingdom of Naples", 1978 Germany/Italy), is a vivid social history on the life of the poor and disenfranchised (including prostitutes and homosexuals) in Naples from 1944 to 1969. It was a surprising success for Schroeter with European audiences. In addition to his filmmaking, Schroeter continues to work as a director of live theatre and opera in his native Germany.


Sábado, 30 - 15:30
Cinemateca Portuguesa
Flachendrenen (Truth or Dare)
Eduardo Condorcet
10 min. Portugal, Alemanha 1999 iCal Google Calendar
Axel vista hoje a sua familia numa Datscha nos arredores de Berlim. Com ele está Michael (Mike) o seu companheiro. Axel quer que Michael conheça a sua família, mas não tem intenção de apresentá-lo como seu companheiro, muito menos afirmar-se como homosexual. Para Mike a mentira é sempre mentira, mas o espírito infantil de Axel não dita assim. Durante a refeição o irmão de Axel (Dietmar) embriaga-se. Também para ele a verdade devia vir ao de cima e desafia o seu irmão para um jogo, "Flaschedrehen" (verdade ou consequência). Prevendo as intenções do irmão Axel excusa-se deixando Dietmar a pressionar a sua mãe. A confusão que daí resulta deixa o Pai prepelexo com a súbita violência de Dietmar. O Pai tenta acalmar Dietmar mas este enfurece-se e deixa a festa. Neste momento, Axel decide revelar-se. O pai ainda baralhado pela atiude de Dietmar não presta atenção a Axel. Quando finalmente pergunta a Axel o que ele tem para dizer, Axel perdeu a vontade e a coragem de falar. Mike está profundamente desapontado. A familia diverte-se com uma sessão de fotografias. Parecm fazer tudo para encenar uma felicidade cheia de buracos. Depois disto Mike não conseguirá encarar a relação com Mike da mesma forma. Flaschenderehen é assim uma not-coming-out story. É uma história acerca do medo de se encarar a verdade e de falar acerca dela. Fazer este filme foi particularmente importante para mim numa altura em que, apesar da Christopher Street Day e da crescente vocação de Berlim como cidade "tolerante", os arredores da capital alemã e o estado envolvente de Brandenburgo, continuam a manifestar de novo de forma procupante, sinais evidentes de intolerância.

Axel sees his family today in a Datscha on the outskirts of Berlin. With him is Michael (Mike) his companion. Axel wants Michael to meet his family, but he has no intention of presenting him as his partner, much less declaring himself homosexual. For Mike, a lie is always a lie, but Axel's childish spirit doesn't dictate it that way. During the meal, Axel's brother (Dietmar) gets drunk. For him, too, the truth must come out and he challenges his brother to a game, "Flaschedrehen" (truth or dare). Anticipating his brother's intentions, Axel excuses himself, leaving Dietmar to pressure his mother. The resulting confusion leaves the Father preoccupied with Dietmar's sudden violence. The Father tries to calm Dietmar down but he gets angry and leaves the party. At this moment, Axel decides to reveal himself. The father, still confused by Dietmar's attitude, doesn't pay attention to Axel. When he finally asks Axel what he has to say, Axel has lost the will and courage to speak. Mike is deeply disappointed. The family has fun with a photo session. They seem to do everything they can to stage happiness full of holes. After this, Mike will not be able to view his relationship with Mike in the same way. Flaschenderehen is thus a not-coming-out story. It's a story about the fear of facing the truth and talking about it. Making this film was particularly important for me at a time when, despite Christopher Street Day and Berlin's growing vocation as a "tolerant" city, the surroundings of the German capital and the surrounding state of Brandenburg continue to express themselves in a promising way again. , clear signs of intolerance.

Sábado, 30 - 23:20
Fórum Lisboa
Confirmada a presença do realizador, produtor e do elenco na sessão
O Fantasma
João Pedro Rodrigues
90 min. Portugal 2000 iCal Google Calendar
Nascido em Lisboa, a 24 de Agosto de 1966. Estudou Biologia na Faculdade de Ciências de Lisboa, mas a frequência com que são exibidos os filmes na Cinemateca Portuguesa tornou-se rapidamente incompatível com a licenciatura. Em 1985 ingressou na Escola Superior de Cinema de Lisboa tendo concluído em 1989. De 1989 a 1996 trabalhou como Assistente de Realização e Assistente de Montagem. Em 1996/97 realizou, escreveu, filmou e montou a curta metragem "Parabéns!", que foi seleccionado para o Festival de Cinema de Veneza em 1997, tendo recebido a Menção Honrosa do Júri "pelas suas admiráveis qualidades de realização". Depois de Veneza, "Parabéns!" foi exibido em mais de 60 festivais de cinema pelo mundo for a, incluindo Oberhausen, OutFest, Brisbane e S. Paulo. Em 1997/99 realizou um documentário em duas partes (2 x 60 min.) sobre uma família de imigrantes portugueses que vive em Paris. Em "Esta é a minha casa", ele acompanhou as suas vidas em Paris e a sua jornada de regresso a casa para férias em Trás-os-Montes, no norte de Portugal.Em 1998, em "Viagem à EXPO", acompanhou-os na sua primeira visita à capital portuguesa durante a Exposição Universal de Lisboa, EXPO '98. "O Fantasma" é a sua primeira longa metragem.

TEXTO DO REALIZADOR
Para construir esta história segui de perto, durante vários meses, o trabalho e as pessoas num posto de recolha de lixo em Lisboa. Os "homens do lixo" fazem parte da paisagem urbana. São homens e mulheres cada vez mais novos, "fantasmas", que, enquanto a cidade dorme, apagam sem serem vistos os restos da vida dos outros. Percorrem, no negro da noite, rotas secretas escondidas no labirinto da cidade. Mas "O Fantasma" não é um filme sobre os "homens do lixo". Eles são apenas a âncora no real de onde parti para a ficção. Uma ficção sobre a brutalidade do desejo e a impotência face à rejeição. Quis filmar os gestos íntimos da solidão de um corpo perante a impossibilidade da reciprocidade do amor. Demorei quase um ano a encontrar os actores. Não me interessava que tivessem qualquer experiência de representação. Procurei corpos e olhares virgens. Um corpo tenso e palpável, feito de músculos e pele. Um nariz que fareja. Uma boca que arfa. Uma língua que lambe. Um sexo insaciável. Um olhar luminoso e negro, impiedoso e implacável. Encontrei o Sérgio.

Born in Lisbon, on August 24, 1966. He studied Biology at the Faculty of Sciences of Lisbon, but the frequency with which films were shown at the Cinemateca Portuguesa quickly became incompatible with the degree. In 1985 he entered the Escola Superior de Cinema de Lisboa and graduated in 1989. From 1989 to 1996 he worked as Assistant Director and Assistant Editor. In 1996/97 he made, wrote, filmed and edited the short film "Congratulations!", which was selected for the Venice Film Festival in 1997, having received the Jury's Honorable Mention "for its admirable directing qualities" ; . After Venice, "Congratulations!" It was screened at more than 60 film festivals around the world, including Oberhausen, OutFest, Brisbane and São Paulo. In 1997/99 he made a two-part documentary (2 x 60 min.) about a family of Portuguese immigrants living in Paris. In "This is my home", he followed their lives in Paris and their journey home for a holiday in Trás-os-Montes, in the north of Portugal. In 1998, in "Viagem à EXPO", accompanied them on their first visit to the Portuguese capital during the Lisbon Universal Exhibition, EXPO '98. "The Phantom" is his first feature film.

THE DIRECTOR'S TEXT
To create this story, I closely followed, for several months, the work and people at a garbage collection station in Lisbon. The "garbage men" are part of the urban landscape. They are increasingly younger men and women, "ghosts", who, while the city sleeps, erase the remains of other people's lives without being seen. In the black of night, they travel secret routes hidden in the city's labyrinth. But "The Phantom" It's not a film about "trash men". They are just the anchor in reality from which I started to fiction. A fiction about the brutality of desire and impotence in the face of exclusion. I wanted to film the intimate gestures of a body's loneliness in the face of the impossibility of reciprocity of love. It took me almost a year to find the actors. I didn't care if you had any acting experience. I looked for virgin bodies and looks. A tense and palpable body, made of muscles and skin. A nose that sniffs. A mouth that gasps. A tongue that licks. Insatiable sex. A luminous and dark gaze, merciless and implacable. I found Sérgio.


Programas para maiores de 18 anos - Esta secção é meramente informativa, verifique eventuais alterações de programa junto da organização do festival.
Bilhete Fórum Lisboa - 400$00 (200$00 para membros de associações LGBT). Bilhete Cinemateca - 400$00. Bilhete Cinema Ávila - 700$00. Entrada livre na FNAC Chiado.
 
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4º Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa

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