6º Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa
Anos - 1999
mostrar
imagensesconder
sinopsesSegunda, 23 - 19:00
FNAC Chiado
Urbânia é um conto de mitos urbanos e do desespero de um homem à procura de paixão e redenção. Charlie tenta reconstruir a sua vida depois da perda de um amante de longa data. Uma noite, das escuras ruas da cidade vê surgir um misterioso estranho pelo qual se deixa obcecar. Esta obsessão vai desencadear um declínio que o leva a uma existência crua e demente, nos limites da própria realidade. O mundo de Charlie é povoado por um elenco de personagens excêntricas, que contam, cada uma delas, um mito urbano. Complexo e provocante, Urbania é um temperamental filme noir-com-atitude e algo nunca antes visto.
Segunda, 23 - 21:30
Fórum Lisboa
Quando Sarita, uma mulher casada, descobre que não pode ter filhos, a sua irmã, Reena, percebe que pode fazer uma coisa que a sua irmã perfeita não pode: engravidar. Obcecada pela ideia de ajudar a irmã e ganhar com isso a aprovação da sua mãe, Reena decide ter ela um filho e entregá-lo a Sarita e ao seu marido. Basta para isso convencer a sua namorada, acossada pela ideia de compromisso, a concordar com o seu plano. Oscilando entre os valores vigentes na cidade de Nova lorque dos anos 90 e as tradições hindus, CHUTNEY POPCORN é uma provocadora comédia que demonstra ser possível arranjar uma família entre princípios tão distintos. Este é também o primeiro filme independente americano cuja equipa técnica é composta exclusivamente por mulheres.
Quarta, 25 - 19:00
FNAC Chiado
Nos anos 90, o fotógrafo e artista William Yang apresentou uma sessão de diapositivos que traçava a vida de alguns dos seus amigos de Sydney, vítimas da SIDA, ao mesmo tempo que explorava a sua ascendência chinesa. Agora, Sadness, complementa a simplicidade da apresentação que testemunhava mais de vinte anos das vidas destas pessoas de Sydney com uma viagem até à terra natal de Yang, no extremo norte de Queenslond, onde são dadas a conhecer várias versões do misterioso assassinato do seu tio, em 1920. A forma directa e calma como Yang se exprime adquire um tom eloquente e contemplativo até ao momento em que os dois pólos da sua história - a homossexualidade e a ascendência chinesa - se juntam na experiência comum do sofrimento. O resultado é um documentário comovente, mordaz e inspirador.
Programas para maiores de 18 anos - Esta secção é meramente informativa, verifique eventuais alterações de programa junto da organização do festival.
Bilhete Fórum Lisboa - 2.50 EUR (1.50 EUR para membros de associações LGBT). Bilhete Cinemateca, Cinema Paraíso - 2.00 EUR. Entrada livre no Forum FNAC.
6º Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa