6º Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa
Diário - Quinta, 19
mostrar
imagensesconder
sinopsesSexta, 13 Sábado, 14 Domingo, 15 Segunda, 16 Terça, 17 Quarta, 18 Quinta, 19 Sexta, 20 Sábado, 21 Domingo, 22 Segunda, 23 Terça, 24 Quarta, 25 Quinta, 26 Sexta, 27 Sábado, 28
Donwload: iCal desde dia ou iCal programa completo
Guarde o ficheiro no disco e faça importação no seu programa de calendário. Estes ficheiros agregam dezenas de eventos (um por cada filme apresentado). Lembre-se que em algumas aplicações pode ser difícil remover múltiplos eventos de forma eficaz.
Quinta, 19 - 17:00
FNAC Chiado
Um filme de terror clássico ao estilo de Whatever Happened to Baby Jane? Befte Davis é uma velha senhora do Sul que, vivendo isolada, se vai, aos poucos, deixando enlouquecer. Receando que a sua casa seja demolida para dar lugar a uma nova estrada e ao mesmo tempo acossada por um velho crime, vai vendo os seus familiares unindo-se contra ela. O que querem? E por que motivo a querem convencer de que está louca?
Quinta, 19 - 18:30
Cinemateca Portuguesa
Hey Happy! é um conto de fadas queer e contemporâneo sobre elegantes príncipes à procura uns dos outros num mundo de fadas, bruxas e duendes. Numa Winnipeg imaginária, caracterizada por uma desolada paisagem industrial, os habitantes locais estão ligados uns aos outros por um estado de terror e tédio, à espera de uma grande inundação capaz de pôr termo a todas as formas de vida. Contudo, a maioria só se deixa preocupar com a tragédia anunciada quando surgem outras preocupações maiores. Para o malicioso DJ Sabu, que prepara uma grande rave em Garbage Hill, o importante é mesmo completar a missão de dormir com 2000 homens (para o que está a um homem de distância). A sua atenção centra-se no esbelto Happy, um especialista em ovnis que recebe na sua caixa de ressonância transmissões de extraterrestres que lhe prometem aparecer um dia na terra sob a forma de um filho seu. Para infelicidade de Sabu, o terrível cabeleireiro Spanky, que se auto-proclama 'a maior cabra do mundo', surge como um rival deixando o desafortunado Happy subjugado ao seu caótico antro. Vudu, intercepções alienígenas e amor vão acabar por satisfazer os sonhos que estes heróis perseguem com tanta determinação.
Quinta, 19 - 19:00
Cinema Paraíso
A construção do Muro de Berlim é iniciada para prevenir que os de Leste fujam para o Ocidente. Harry Melchior, o campeão de natação da Alemanha Oriental, quer também fugir à opressão comunista mas não pretende deixar para trás a irmã, Lotte. Harry cede finalmente aos insistentes pedidos da irmã para que ele fuja e se salve, mas promete regressar para a salvar. Tendo conseguido passar o controlo fronteiriço disfarçado e com documentos falsos, Harry é já um homem livre, mas os seus pensamentos dirigem-se agora para a irmã. Junto com o seu melhor amigo, Matthis, um engenheiro, Harry concebe um plano ousado: escavar um túnel sob o Muro. Matthis e os seus dois amigos activistas, Vic e Fred, riem-se da ideia, mas a obstinação de Harry acaba por conquistá-los para o seu plano. O grupo aluga uma fábrica abandonada junto ao muro e começa a escavar. O túnel de 145 metros de comprimento leva nove meses a ser concluído. Rodeado de perigos, que vêm não apenas da difícil tarefa de escavar o túnel, mas também da possibilidade de serem detectados, o grupo tem ainda que se livrar da interferência de informantes da Polícia Secreta de Leste. Necessitando de auxílio financeiro, Harry e os seus companheiros decidem fazer um acordo clandestino com a NBC, desde que o filme da fuga só seja exibido após a sua conclusão. Estas imagens intensas são, mais tarde, exibidas por todo o mundo.
FNAC Chiado
Hoje, na África do Sul, a luta contra a SIDA ganha novos contornos: a população organiza-se em movimentos que militam contra a passividade do governo e o controlo das grandes companhias farmacêuticas sobre os tratamentos. Entre essa população, encontra-se Zackie Achmat, cuja extraordinária história é retratada neste filme. Apesar de ppder ser tratado, Zackie recusa os anti-retrovirais até que estes medicamentos cheguem a todas as pessoas. Zackie encarna hoje a luta dos seropositivos na África do Sul. Uma luta que é levada a cabo em simultâneo contra os laboratórios farmacêuticos do Norte e contra a recusa das sociedades e dos governos do Sul em enfrentar a mais grave tragédia vista no continente negro. MA VIE EN PLUS traça o retrato de um homem determinado em prosseguir a luta por uma sociedade mais justa, após a vitória do fim do Apartheid e da chegada da democracia. O filme conta essa luta que, mais do que qualquer outra, nos obriga hoje a olhar de frente as realidades do mundo, e a interrogarmo-nos sobre as nossas escolhas e as nossas prioridades em matéria de sociedade e de economia.
Quinta, 19 - 21:30
Fórum Lisboa
A tradutora americana Cassandra Reilly (Judy Davis), destacada para realizar um trabalho em Barcelona, vive numa (quase) abençoada solidão. Desejosa de paz e tranquilidade, acaba por conseguir exadamente o oposto quando a maliciosa femme fatale, Frankie Stevens (Marcia Gay Harden) solicita a sua ajuda como intérprete e detedive privada improvisada na procura do seu perdulário marido americano. Detective relutante, Cassandra encontra o homem desaparecido a viver com uma diletante new-age, April (Juliette Lewis) e com a dura e esquiva Bernardette (Lili Taylor). Cassandra vê-se rapidamente envolvida numa teia de desilusões e disfarces em que ninguém é o que aparenta ser... nem mesmo a própria Cassandra! Filmado no rodopio da loucura e beleza da arquitedura de Barcelona, GAUDI AFTERNOON é uma sensual e deliciosa brincadeira através dos sinuosos caminhos das fraquezas e loucuras do ser humano, iluminada com quantidades generosas de aventura e romance. (ante-estreia nacional)
Programas para maiores de 18 anos - Esta secção é meramente informativa, verifique eventuais alterações de programa junto da organização do festival.
Bilhete Fórum Lisboa - 2.50 EUR (1.50 EUR para membros de associações LGBT). Bilhete Cinemateca, Cinema Paraíso - 2.00 EUR. Entrada livre no Forum FNAC.
6º Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa