6º Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa
Diário - Quarta, 25
mostrar
imagensesconder
sinopsesSexta, 13 Sábado, 14 Domingo, 15 Segunda, 16 Terça, 17 Quarta, 18 Quinta, 19 Sexta, 20 Sábado, 21 Domingo, 22 Segunda, 23 Terça, 24 Quarta, 25 Quinta, 26 Sexta, 27 Sábado, 28
Donwload: iCal desde dia ou iCal programa completo
Guarde o ficheiro no disco e faça importação no seu programa de calendário. Estes ficheiros agregam dezenas de eventos (um por cada filme apresentado). Lembre-se que em algumas aplicações pode ser difícil remover múltiplos eventos de forma eficaz.
Quarta, 25 - 17:00
FNAC Chiado
Yodolf Peterson é um delicado traficante de armas sueco com uma paixão por dinheiro fácil. Basco é um bandido mexicano, atraído pelo gatilho, que detesta o traficante de armas sueco. Mas quando os dois se juntam para raptar um professor que detém a chave para uma fortuna em ouro, vêem-se perseguidos pelo exército americano e por um sádico amante de marijuana, e no meio de uma revolução à beira de explodir. Conseguirão estes dois inimigos chegar juntos ao México sem se matarem primeiro um ao outro.
Quarta, 25 - 19:00
Cinema Paraíso
Numas termas de Estugarda, uma jovem mulher bóia à superfície da água sem mover um único músculo, numa posição de morto. O nome da mulher é Leyla. Um homem olha para ela. Quando a reencontra apaixona-se por ela. O nome do homem é Thomas Richter. Ele é advogado. Depois da primeira noite juntos, leyla desaparece e reaparece numa outra cidade. A trabalhar no refeitório de uma fábrica, é lá que conhece outro homem: Blum. Após ter passado 14 anos entre a prisão e o tratamento psiquiátrico, Blum tem agora uma nova oportunidade, mas para isso terá que demonstrar a sua recuperação num programa de ressocialização. Thomas parte à procura de Leyla e arranja uma pista que o leva até Blum, o seu cliente. Quando se apercebe do que se está a passar é quase tarde demais, já que Leyla e Blum desaparecem.
FNAC Chiado
Logo após a morte acidental do seu amante, Paul, um jovem gay, regressa a casa para passar algum tempo com a família que não demonstra qualquer interesse em relação à sua perda, à natureza do seu relacionamento e talvez nem mesmo à sua sexualidade. Num mundo cheio de lembranças e onde quase tudo fica por dizer, Paul tem que estabelecer contacto com a sua própria tribo.
Nos anos 90, o fotógrafo e artista William Yang apresentou uma sessão de diapositivos que traçava a vida de alguns dos seus amigos de Sydney, vítimas da SIDA, ao mesmo tempo que explorava a sua ascendência chinesa. Agora, Sadness, complementa a simplicidade da apresentação que testemunhava mais de vinte anos das vidas destas pessoas de Sydney com uma viagem até à terra natal de Yang, no extremo norte de Queenslond, onde são dadas a conhecer várias versões do misterioso assassinato do seu tio, em 1920. A forma directa e calma como Yang se exprime adquire um tom eloquente e contemplativo até ao momento em que os dois pólos da sua história - a homossexualidade e a ascendência chinesa - se juntam na experiência comum do sofrimento. O resultado é um documentário comovente, mordaz e inspirador.
Quarta, 25 - 21:30
Fórum Lisboa
Evocativo, apaixonado e poético, este filme explora de forma comovente e persuasiva a relação entre uma filha e o seu pai, na infância e idade adulta. No dia do funeral do pai, ela deixa-se inspirar pelo seu legado de amor, compreensão e compaixão para resolver definitivamente a sua identidade sexual.
Pequim, 1988. Quase na meia-idade, Chen Handong sempre conheceu o sucesso em toda a sua vida. Filho mais velho de um burocrata do governo, lidera uma empresa em rápida ascensão e diverte-se tanto quanto trabalha. Poucos sabem que Handong prefere rapazes a raparigas. Lan Yu é um rapaz de província, recentemente chegado à capital para estudar arquitectura. Mais do que à maioria dos estudantes, falta a Lan Yu dinheiro e isso leva-o a fazer qualquer coisa para o conseguir. O rapaz conhece Handong e deste encontro resulta uma iniciação sexual que mudará para sempre a sua vida. Lan Yu e Handong encontram-se com frequência e o mais novo rapidamente se apaixona. Mas Handong insiste em fazer dele um parceiro de aventuras em vez de uma companhia para a vida e avisa Lan Yu da possibilidade de terminarem a relação. Entretanto vai oferecendo a Lan Yu presentes caros, na tentativa de fazer com que o amor do rapaz se transforme em gratidão e dependência. Lan Yu continua determinado, até ao dia em que encontra Handong com outro homem. Handong começa então a oferecer a Lan Yu presentes ainda mais sumptuosos - uma vivenda por estrear nos arredores de Pequim e um carro - e eles começam a viver juntos como um casal. Mesmo assim, Handong alheia-se dos seus sentimentos face ao rapaz. Mas o destino por vezes prega partidas cruéis...
Programas para maiores de 18 anos - Esta secção é meramente informativa, verifique eventuais alterações de programa junto da organização do festival.
Bilhete Fórum Lisboa - 2.50 EUR (1.50 EUR para membros de associações LGBT). Bilhete Cinemateca, Cinema Paraíso - 2.00 EUR. Entrada livre no Forum FNAC.
6º Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa