6º Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa
Detalhes de LALE ANDERSEN - DIE STIMME DER LILI MARLEEN (LALE ANDERSEN - THE VOICE OF LILI MARLEEN
LALE ANDERSEN - DIE STIMME DER LILI MARLEEN (LALE ANDERSEN - THE VOICE OF LILI MARLEEN
Irene Langemann
Ciclo Imagens Alemãs
90 min. Alemanha 2001
Conhecida em Munique, Moscovo e Vancouver, Lili Marleen foi uma das mais famosas canções do século passado. O seu sucesso começou na II Guerra Mundial com a sua primeira intérprete, a cantora alemã Lale Andersen. Todas as noites, às 22hOO, a sua voz ecoava sobre o emissor militar da Rádio Belgrado, levando às lágrimas os soldados de todas as nacionalidades. Desconhecida até então, a cantora tomou-se uma estrela. Com o desaparecimento das fronteiras entre a canção e a cantora, dá-se início à lenda e ao drama. Para milhões de ouvintes, Lale Anderson tornou-se Lili Marleen e a canção acabou por ser simultaneamente o seu amuleto e a sua maldição. Contudo, no auge da sua fama, Goebbels proibiu a cantora de cantar esta canção e de deixar o país, por causa da correspondência que mantinha com emigrantes judeus na Suíça. Mas entretanto a canção havia-se tornado tão popular que os ouvintes exigiam Lili Marleen, tendo Lale Anderson sido autorizada a cantar novamente após nove meses de interregno. Depois da Guerra, Anderson continuou a cantar a canção em todos espectáculos até à sua morte, como se fosse a sua única canção e o seu único talento. O filme, baseado nos diários de Lale Anderson, apresenta a história para lá do fenómeno Lale Anderson: uma mulher confiante, emancipada, cheia de contradições e com uma paixão desmedida. Os escritos de Lale Anderson contradizem as memórias dos seus filhos e do compositor de Lili Marleen, Norbert Shultze. A câmara segue o rasto de Lale Anderson e Lili Marleen por sete países até ao Kosovo, onde todas as noites, às 22hOO, a emissora militar Radio Andemach toca uma voz do passado: Lale Anderson a cantar Lili Marleen.
Programas para maiores de 18 anos - Esta secção é meramente informativa, verifique eventuais alterações de programa junto da organização do festival.
Bilhete Fórum Lisboa - 2.50 EUR (1.50 EUR para membros de associações LGBT). Bilhete Cinemateca, Cinema Paraíso - 2.00 EUR. Entrada livre no Forum FNAC.
6º Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa