6º Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa
Países - França
mostrar
imagensesconder
sinopsesSexta, 13 - 21:30
Fórum Lisboa
No início desta história existem duas crianças, Rick e Samir, e uma amizade que ficará além da vida e da morte. Durante um passeio nocturno, Rick morre. Resta Samir com a culpa de ter sobrevivido ao seu amigo. Num outro lugar, algum tempo mais tarde, as personagens entram em cena, sem saberem que o seu destino vai ser abalado por esta amizade destruída. Jimmy vive a nostalgia de uma juventude passada na província. Fogoso e desorganizado, vive sem se preocupar com o dia seguinte. Nos limites da cidade, Julie mora no conforto da casa dos pais. Apaixonada pelo absoluto, considera a sua juventude como um estado de graça. O seu amigo, Quentin, filho de um operário, consegue publicar um livro graças ao qual se torna famoso, e recorre a esta notoriedade para reivindicar a sua pertença social. Quentin conhece Jimmy, ambos estão ligados por uma amizade profunda e sincera, até que uma noite, Quentin encontra Samir que o fascina pela sua singularidade. Este encontro, num contexto de crise social, irá perturbar a amizade entre os jovens e revelar cada um a si mesmo, desenhando o retrato de uma juventude a quem nada foi dado.
Domingo, 15 - 21:30
Fórum Lisboa
Antonia e Massimo, casados há mais de dez anos, vivem numa boa casa dos subúrbios de Roma e formam um casal feliz. Massimo morre subitamente num acidente. Antonia entrega-se a um desgosto absoluto, assistida pela sua mãe Veronica e por Nora, a empregada filipina. Antonia não consegue refazer-se da perda - deixa de trabalhar e negligencia os amigos e colegas de trabalho, fechando-se na sua dor. Ocasionalmente, Antonia acaba por descobrir que o seu marido mantinha uma relação extraconjugal há sete anos. As investigações para descobrir a identidade desta pessoa acabam por dar um novo sentido à sua vida. Socorrendo-se da única pista de que dispõe, um apelido e uma morada, Antonia acaba por chegar a uma casa no centro da cidade, onde vem a descobrir que o outro amor da vida de Massimo não é uma mulher... mas um homem, Michele.
Segunda, 16 - 17:00
FNAC Chiado
Barborella possui o mesmo audácia e originalidade, fantasia, humor e beleza, mos também terror, crueldade e erotismo, que tronsformaram a banda desenhada numa das favoritas de todo o mundo. A acção decorre no planeta Lythion, no ano de 40000 d.c., onde Barbarella se vê obrigada a fazer uma aterragem forçada, quando viaja através do espaço. Ela comporta-se como um James Bond no feminino derrotando o mal, sob a forma de robôs e monstros, e recompensando de forma bastante desinibido os atroentes homens que a ajudam na sua aventura. E enquanto defronta os Guardas Negros, a malvada Rainho ou o Anjo Pygar, não consegue evitar perder algumas peças do seu muito justo traje espacial.
Terça, 17 - 19:00
FNAC Chiado
O filme conta a história das irmãs Christine e Léa Papin, duas empregadas domésticas que em Le Mans, em Fevereiro de 1933, são culpadas do brutal assassínio de Madame Lancelin e da sua filha Genevieve. Obrigadas a trabalhar desde muito novas, Christine e Léa são contratadas como empregadas domésticas pela família Lancelin onde são bem tratadas. As raparigas partilham um quarto no sótão e a relação entre a mais velha, a dominadora Christine, e a sua irmã, muito mais nova e menos esperta, Léa, toma-se numa relação com uma forte componente sexual. Certo dia, quando a dona da casa e a sua filha Genevieve regressam inesperadamente de um passeio, são surpreendidas pela descoberta das duas irmãs já deitadas. Madame Lancelin pede explicações à semi-vestida irmã mais velha. Christine, em histeria, agarra numa jarra e com violência ataca a mãe e a filha. Quando Léa chega ao local, Madame Lancelin já está morta. Chocada com o que vê, Léa entra em cena e mata Genevieve.
Quarta, 18 - 18:30
Cinemateca Portuguesa
Quando Anna se dirige a Alex sabe tudo sobre a magnífica história de amor que vai nascer entre elas e a que quer dar início imediatamente. Mas Alex não concorda. É que se tudo fosse escrito desde o princípio, seria demasiado fácil.
Quarta, 18 - 19:00
FNAC Chiado
Este documentário segue a história das irmãs Christine e Léa Papin, duas empregadas domésticas que, em Le Mans, em Fevereiro de 1933, assassinam brutalmente Madame lancelin e a sua filha Genevieve. Coma era a vida das empregadas domésticas numa casa burguesa, em Le Mans, nos anos trinta? As irmãs Papin trabalharam para a família lancelin durante sete anos; elas até chamavam Madame Loncelin de 'maman'. Quem eram estas pessoas para quem trabalhavam as duas jovens? Como é que o tribunal lidou com o facto de, apesar de terem sido encontradas as armas do crime e de haver uma confissão, nunca se ter estabelecido o motivo do crime? E o que dizer de Léa Papin, a mais nova das duas irmãs? Léa cumpriu a sua pena de prisão até ao fim, mas não há registo da data oficial da sua morte. Como viveu ela - e como morreu? A história das duas irmãs tem fascinado muitas pessoas ao longo dos anos e levou grandes nomes da literatura francesa (como Jean Genet, Jean-Paul Sartre, Simone de Beauvoir, Paul Eluard, Benjamin Peret e Jacques lacan) a fazer dela objecto dos seus escritos. A ideia deste documentário é de Laurent e Michele Pétin, os produtores do filme LES BLESSURES ASSASSINES de Jean-Pierre Denis, que quiseram abordar algumas das questões levantadas pelo seu filme.
Quinta, 19 - 19:00
FNAC Chiado
Hoje, na África do Sul, a luta contra a SIDA ganha novos contornos: a população organiza-se em movimentos que militam contra a passividade do governo e o controlo das grandes companhias farmacêuticas sobre os tratamentos. Entre essa população, encontra-se Zackie Achmat, cuja extraordinária história é retratada neste filme. Apesar de ppder ser tratado, Zackie recusa os anti-retrovirais até que estes medicamentos cheguem a todas as pessoas. Zackie encarna hoje a luta dos seropositivos na África do Sul. Uma luta que é levada a cabo em simultâneo contra os laboratórios farmacêuticos do Norte e contra a recusa das sociedades e dos governos do Sul em enfrentar a mais grave tragédia vista no continente negro. MA VIE EN PLUS traça o retrato de um homem determinado em prosseguir a luta por uma sociedade mais justa, após a vitória do fim do Apartheid e da chegada da democracia. O filme conta essa luta que, mais do que qualquer outra, nos obriga hoje a olhar de frente as realidades do mundo, e a interrogarmo-nos sobre as nossas escolhas e as nossas prioridades em matéria de sociedade e de economia.
Sábado, 21 - 18:30
Cinemateca Portuguesa
'Sob uma perspectiva autobiográfica, I Love the Sound of the Kalashnikov... traça a viagem através dos tons dramáticos e homo-eróticos do sangrento conflito humano, até chegar ao horror... e à manipulação política.' O genocídio arménio de 1915 é ao mesmo tempo a génese e o fim desta obra que viaja por caminhos desconhecidos que nos levarão à ideia de casa, não enquanto lugar onde está o coração, mas onde esteve outrora. A película e o som são cuidadosamente trabalhados para proporcionar uma fusão de múltiplos frames trémulos, descolorados e granulosos. O filme conta o modo como a guerra não irrompe a partir de erupções esporádicas, mas é constante. A câmara de Kazarian capta imagens de grande beleza; pode ou não perceber-se o significado de tudo quanto se vê, mas para quem tiver a capacidade de se deixar hipnotizar pode ser uma magnífica experiência audiovisual.
Domingo, 22 - 21:30
Fórum Lisboa
Quando Anna se dirige a Alex sabe tudo sobre a magnífica história de amor que vai nascer entre elas e a que quer dar início imediatamente. Mas Alex não concorda. É que se tudo fosse escrito desde o princípio, seria demasiado fácil.
Terça, 24 - 19:00
FNAC Chiado
Dantzig, anos 20 e 30. Oskar Matzerath, filho de um negociante local, é uma criança invulgar. Dotado de uma inteligência notável desde o seu nascimento, Oskar decide, no seu terceiro aniversário, deixar de crescer já que assiste à loucura do mundo à sua volta nas vésperas da II Grande Guerra. Esta decisão leva-o a recusar a sociedade e o seu tambor simboliza o protesto contra a mentalidade de classe-média da sua família e vizinhos, que representam a passividade do povo na Alemanha Nazi daquele tempo. Contudo, (quase) ninguém o ouve, e a catástrofe continua...
Sexta, 27 - 17:00
FNAC Chiado
Na cena de abertura vê,se um homem a caminhar sozinho, arrastando atrás de si um caixão. O homem é Django, que salva uma mulher dos bandidos e, mais tarde, chega a uma cidade saqueada pelos mesmos bandidos. Está lançado o confronto. Mas porque é que Django arrasta aquele caixão para onde quer que vá? E o quê ou quem estará lá dentro?
Sexta, 27 - 21:30
Fórum Lisboa
Uma estranha mulher vai cambaleando pelos ruas de Paris até cair inconsciente no passeio, derrotada por uma elevado dose de tranquilizantes. Ninguém pára paro a ajudar, excepto um homem: um argelino solitário que fazia jogging por ali. Quem será esta mulher e o homem que lhe salvou o vida? Nino, sabêmo-lo depois, é uma actriz agora empregada numa galeria de arte, que passou os últimos 8 anos na Rússia e está de regresso o França onde enfrenta um futuro ameaçador. Quanto ao homem que a salvou, Nino sai à sua procura até que o encontra, vestido de drag queen, prostituindo-se numa esquina. Apesar de tudo, Nino opaixona-se pelo alto e moreno Sami. Agora reduzido à condição de prostituto, Sami havia sido um corredor de longa distância de sucesso. Vivendo um dia de cada vez, os dois anjos caídos ajudam-se um ao outro a refazer os suas vidas despedaçadas.
Sábado, 28 - 18:30
Fórum Lisboa
Uma estranha mulher vai cambaleando pelos ruas de Paris até cair inconsciente no passeio, derrotada por uma elevado dose de tranquilizantes. Ninguém pára paro a ajudar, excepto um homem: um argelino solitário que fazia jogging por ali. Quem será esta mulher e o homem que lhe salvou o vida? Nino, sabêmo-lo depois, é uma actriz agora empregada numa galeria de arte, que passou os últimos 8 anos na Rússia e está de regresso o França onde enfrenta um futuro ameaçador. Quanto ao homem que a salvou, Nino sai à sua procura até que o encontra, vestido de drag queen, prostituindo-se numa esquina. Apesar de tudo, Nino opaixona-se pelo alto e moreno Sami. Agora reduzido à condição de prostituto, Sami havia sido um corredor de longa distância de sucesso. Vivendo um dia de cada vez, os dois anjos caídos ajudam-se um ao outro a refazer os suas vidas despedaçadas.
Programas para maiores de 18 anos - Esta secção é meramente informativa, verifique eventuais alterações de programa junto da organização do festival.
Bilhete Fórum Lisboa - 2.50 EUR (1.50 EUR para membros de associações LGBT). Bilhete Cinemateca, Cinema Paraíso - 2.00 EUR. Entrada livre no Forum FNAC.
6º Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa