7º Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa
Salas - Cinemateca Portuguesa
mostrar
imagensesconder
sinopsesTerça, 16 - 21:30
Cinemateca Portuguesa
"Un chant d'amour" é uma curta-metragem notável: sórdida, brutal, provocadora. E, no entanto, poética e lírica, de resto como o título indica. Não pode ser considerada uma obra tão rica e sedutora, como "Querelle" de Fassbinder, e além da total ausência de humor, falta ao filme a riqueza verbal que geralmente caracteriza as obras literárias mais famosas de Jean Genet.
De facto, neste filme não existem de todo palavras, nem música nem qualquer outro tipo de som, apenas silêncio. O que é vital para o tema da obra. Situado numa prisão, com reclusos em celas solitárias, o filme explora a ideia da voz. A voz que tem o poder de falar, e por conseguinte representar o indivíduo na sociedade.
"Un chant d'amour" é uma curta-metragem notável: sórdida, brutal, provocadora. E, no entanto, poética e lírica (repetição?), de resto como o título indica. Não pode ser considerada uma obra tão rica e sedutora/cativante (???) como "Querelle" de Fassbinder, e além da total ausência de humor, falta ao filme a prolixidade/riqueza verbal(???) que geralmente caracteriza as obras literárias mais famosas de Genet. De facto, neste filme não existem de todo palavras, nem música nem qualquer outro tipo de som, apenas silêncio. O qual é vital para o tema da obra. Situado numa prisão, com reclusos em celas solitárias, o filme explora a ideia da voz. A voz que tem o poder de falar, e por conseguinte representar o indivíduo na sociedade.
Ao aceitar a sua proposta de casamento, Janet inicia uma viagem com Brad, para longe de Denton, no estado do Ohio, acabando os felizes noivos por se perder sob a chuva torrencial. Vão dar com o castelo do Dr. Frank-N-Furter, um travesti que dirige a convenção anual de visitantes do planeta Transexual. Frank-N-Furter revela-lhes a sua criação, um jovem de nome Rocky Horror, que tem medo do médico, rejeitando as suas insinuações sexuais. Quando Frank-N-Furter diz estar de regresso à galáxia Transilvânia, o mordomo Riff Raff e a criada Magenta dizem ter os seus próprios planos. (Um filme que requer a participação do público.)
Programas para maiores de 18 anos - Esta secção é meramente informativa, verifique eventuais alterações de programa junto da organização do festival.
Bilhete Quarteto - 3.00 EUR (2.00 EUR para membros de associações LGBT). Bilhete Cinemateca - 2.50 EUR. Entrada livre no Forum FNAC.
7º Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa