12º Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa
Países - Canadá
mostrar
imagensesconder
sinopsesSábado, 20 - 22:00
Cinema São Jorge - Sala 1
Um jovem zombie chamado Otto surge numa auto-estrada remota. Não faz ideia de onde veio ou para onde vai. Depois de pedir boleia para Berlim e abrigar-se num parque de diversões abandonado, começa a explorar a cidade. Depressa descobre uma cineasta underground, Medea Yarn, que começa a fazer um documentário sobre ele, com a ajuda da namorada Hella Bent e do irmão Adolf, que opera a câmara. Entretanto, Medea está a tentar acabar Up With Dead People, o filme político-porno-zombie épico em que está a trabalhar há anos. Ela convence a sua estrela, Fritz Fritze, a deixar o vulnerável Otto ficar no seu quarto de hóspedes. Quando Otto descobre uma carteira no bolso das suas calças contendo informação sobre o seu passado, antes de ter morrido, começa a recordar alguns detalhes, incluindo memórias do seu ex-namorado Rudolf.
Combina encontrar-se com ele no recreio da escola onde se conheceram, com resultados devastadores.
A young zombie named Otto appears on a remote highway. He has no idea where he came from or where he is going. After hitching a ride to Berlin and nesting in an abandoned amusement park, he begins to explore the city. Soon he is discovered by underground filmmaker Medea Yarn, who begins to make a documentary about him with the support of her girlfriend, Hella Bent, and her brother Adolf, who operates the camera. Meanwhile, Medea is trying to finish "Up with Dead People," the epic political-porno-zombie movie that she has been working on for years. She convinces its star, Fritz Fritze, to allow the vulnerable Otto to stay in his guest bedroom.
When Otto discovers that there is a wallet in his back pocket that contains information about his past, before he was dead, he begins to remember a few details, including memories of his ex-boyfriend, Rudolf. He arranges to meet him at the schoolyard where they met, with devastating results.
Sábado, 20 - 24:00
Cinema São Jorge - Sala 3
O Obsceno 1 (Programa de Curtas G e L)
Give Piece of Ass a Chance é a terceira parte de uma série de curtas-metragens porno-artísticas produzidas por The Scandelles, apresentando os seus alter egos, The Partistes. Mostra-nos o início destas personagens enquanto grupo de terroristas sexuais anti-guerra que raptam uma herdeira de munições e lhe fazem uma lavagem sexual usando o legado mortífero da sua família. Give Piece of Ass a Chance goza de forma amigável com os mal direccionados mas consequentes grupos anti-guerra, anti-burgueses e feministas dos inícios dos anos 1970 e 1990, assim como com a obsessão natural dos media com a sua sensualidade inata.
The Scandelles propõem-se a fazer filmes pornográficos baseados no género e este presta homenagem ao estilo político de Bruce LaBruce, dirigido pelo próprio.
Give Piece of Ass a Chance is the third in a series of short artporns produced by The Scandelles, starring their alter egos, The Partistes. It shows the inception of these characters as a group of anti-war sex terrorists who kidnap a munitions heiress and fuckwash her using her family’s deadly legacy. Give Piece of Ass a Chance pokes loving fun at the misguided but consequential anti-war, anti-bourgeois and feminist groups of the early ‘70s and ‘90s and the media’s natural obsession with their innate sexiness. The Scandelles set out to make porn based on genre and this one pays tribute to the political stylings of Bruce LaBruce, directed by the man himself.
Domingo, 21 - 22:00
Cinema São Jorge - Sala 1
A família da Dra. Finn Jefferies é puro século XXI: duas mães, duas carreiras e uma criança.
Depois da inesperada morte da sua parceira Nancy, Finn deixa-se afundar na dor e põe em perigo a relação com a única pessoa que ama realmente: a filha de 11 anos de ambas, Zelly Bean. Consumida pelo seu trabalho e por uma aventura com uma mulher mais nova, Finn não se apercebe das tropelias em busca de atenção de Zelly: roubos, drogas e faltas na escola. Finn também se arrisca a por em causa a sua carreira médica.
Uma brilhante ginecologista, ela dirige um laboratório que desenvolve tratamentos de fertilidade para as grandes companhias farmacêuticas. Quando os seus mais recentes testes clínicos revelam preocupantes perigos para a saúde das mulheres testadas, Finn decide afastar-se do laboratório e tomar conta do consultório de Nancy numa clínica de abortos no centro da cidade. Devido a ameaças constantes dos activistas antiaborto, a dura agente policial Diana Peris é enviada para proteger Finn e a clínica. Ao mesmo tempo que Zelly e os seus melhores amigos, Eve e Max, lidam com as suas sexualidades emergentes, Zelly descobre por fim a surpreendente identidade dos seus pais biológicos.
Dr. Finn Jefferies' family is pure 21st century: two mothers, two careers and a kid. After the untimely death of her beloved long-term partner Nancy, she flounders in her grief and jeopardizes her relationship with the only person she really loves - their elevenyear- old daughter Zelly Bean. Consumed by her work and by a rebound fling with a much younger woman, Finn is oblivious to Zelly's latest attention-seeking antics - shoplifting, smoking dope and skipping school. Finn also faces losing her medical career. A brilliant gynecologist, she heads up a research laboratory that develops new fertility drugs for major pharmaceutical companies. When her most recent clinical trial reveals troubling health risks for female participants, Finn chooses to walk away from the trials and takes over Nancy's medical practice at a downtown abortion clinic. Due to constant threats from anti-abortionists, uncompromising police officer Diana Peris is assigned to protect Finn and the clinic. As Zelly and her best friends, Eve and Max, grapple with their emerging sexualities, Zelly finally discovers the astonishing identity of her true biological parents.
Segunda, 22 - 15:30
Cinema São Jorge - Sala 1
Um jovem zombie chamado Otto surge numa auto-estrada remota. Não faz ideia de onde veio ou para onde vai. Depois de pedir boleia para Berlim e abrigar-se num parque de diversões abandonado, começa a explorar a cidade. Depressa descobre uma cineasta underground, Medea Yarn, que começa a fazer um documentário sobre ele, com a ajuda da namorada Hella Bent e do irmão Adolf, que opera a câmara. Entretanto, Medea está a tentar acabar Up With Dead People, o filme político-porno-zombie épico em que está a trabalhar há anos. Ela convence a sua estrela, Fritz Fritze, a deixar o vulnerável Otto ficar no seu quarto de hóspedes. Quando Otto descobre uma carteira no bolso das suas calças contendo informação sobre o seu passado, antes de ter morrido, começa a recordar alguns detalhes, incluindo memórias do seu ex-namorado Rudolf.
Combina encontrar-se com ele no recreio da escola onde se conheceram, com resultados devastadores.
A young zombie named Otto appears on a remote highway. He has no idea where he came from or where he is going. After hitching a ride to Berlin and nesting in an abandoned amusement park, he begins to explore the city. Soon he is discovered by underground filmmaker Medea Yarn, who begins to make a documentary about him with the support of her girlfriend, Hella Bent, and her brother Adolf, who operates the camera. Meanwhile, Medea is trying to finish "Up with Dead People," the epic political-porno-zombie movie that she has been working on for years. She convinces its star, Fritz Fritze, to allow the vulnerable Otto to stay in his guest bedroom.
When Otto discovers that there is a wallet in his back pocket that contains information about his past, before he was dead, he begins to remember a few details, including memories of his ex-boyfriend, Rudolf. He arranges to meet him at the schoolyard where they met, with devastating results.
Segunda, 22 - 23:45
Cinema São Jorge - Sala 3
Pascal Robitaille 1
Uma colagem sobre o tema da água e um ensaio contemplativo, duro e poético, sobre o tédio adolescente. Na primeira cena, existe um fragmento de uma peça musical da artista de som e ecologista acústica canadiana Hildegarde Westerkamp, que já cedeu o seu trabalho a Gus Van Sant várias vezes. Durante o genérico final, Spencer Elden (o bebé/ modelo que apareceu na capa do álbum Nevermind dos Nirvana) gravou um fragmento do poema Sand and Foam de Kahlil Gibran.
A collage around the theme of water and a harsh and poetic contemplative essay on teenage boredom. In the first scene there’s a fragment of a musical piece by Canadian sound artist and acoustic ecologist Hildegarde Westerkamp, who also lent her work to Gus Van Sant several times.
During the end credits, Spencer Elden (the baby/model who appeared on the cover of Nirvana’s album Nevermind) recorded a fragment of Kahlil Gibran’s poem Sand and
William tem uma pequena câmara digital com a qual filma constantemente. Com o passar do tempo, regista a sua vida para ter recordações de si mesmo. Ao sentir o fim da relação com o seu jovem amante Médéric, William passa dois dias com ele, aproveitando-se da situação para filmar alguns momentos da sua realidade.
William has a small digital camera, shooting constantly. As time goes by, he records his life to have souvenirs for himself. Feeling the end of his relation with Médéric, his young lover, William spends two days with him, taking advantage of the situation by shooting a few moments of their reality.
Terça, 23 - 19:15
Cinema São Jorge - Sala 3
Dizem que, quando alguém sai do armário, não consegue deixar de falar sobre isso.
A cineasta de Vancouver, Gwen Haworth, não só falou, como fez um documentário sobre o assunto. Usando filmes caseiros da família, entrevistas, mensagens telefónicas e animações, o documentário de Haworth começa em 2000, quando Steven Haworth decide assumir perante a família a sua identidade de género feminina. A autoetnografia daí resultante é não só uma exploração do processo de transição biológica da cineasta de homem para mulher, de Steven para Gwen, mas também um relato emocional das experiências, lutas e facturas individuais que as duas irmãs, mãe, pai, melhor amigo e mulher trouxeram à transição de Gwen. She’s a Boy I Knew explora as frustrações, medos, perguntas e esperanças experimentadas por Gwen e a sua família enquanto tentam compreender e aceitar a sua recentemente revelada identidade.
They say that when someone comes out of the closet, they can’t stop talking about it. Vancouver filmmaker Gwen Haworth not only talked she made a movie. Using archival family footage, interviews, phone messages, and hand-drawn animation, Haworth’s documentary begins in 2000 with Steven Haworth’s decision to come out to his family about his life-long female gender identity. The resulting auto-ethnography is not only an exploration into the filmmaker’s process of transition from biological male to female, from Steven to Gwen, but also an emotionally charged account of the individual experiences, struggles, and stakes that her two sisters, mother, father, best friend and wife brought to Gwen’s transition. She’s A Boy I Knew explores the frustrations, fears, questions, and hopes experienced by Gwen and her family as they struggle to understand and embrace her newly revealed identity.
Terça, 23 - 23:45
Cinema São Jorge - Sala 3
Queer Art (Programa de Curtas 7)
Uma combinação de centenas de fotografias para criar uma reflexão íntima e pessoal das relações do realizador com a sua prática artística, com as suas ligações românticas e com a sua família.
A combination of thousands of still images to create a personal and intimate reflection of the director’s relationship with his artistic practice, his romantic relationships and his relationship with his family.
Quarta, 24 - 17:15
Cinema São Jorge - Sala 3
Linda e Mona, um casal lésbico de Montreal, decidem que é tempo de concretizar o sonho há muito acalentado de serem mães. Têm um bom lar, uma casa no campo, dois cães e crianças nas suas vidas que adoram. Vivem no Quebeque, uma província que legalizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo e o seu direito a adoptar. Há amor mais do que suficiente. E, afinal de contas, qual é a dificuldade em duas mulheres terem um bebé? Mas Linda e Mona descobrem que, apesar dos avanços em relação à igualdade, têm de enfrentar obstáculos inesperados ainda assim: desde os biológicos até ao preconceito social, às instituições médicas e ao mesmo governo que legalizou a adopção por casais do mesmo sexo. Mal sabiam elas, quando iniciaram esta viagem, que a família que procuravam estava muito mais próxima do que alguma vez esperariam.
Linda and Mona, a lesbian couple from Montreal, decide it’s time to fulfill their long cherished dream to become mothers.
They’ve got a good home, a house in the country, two dogs and kids in their lives that they adore. They live in Québec, a province that legalized both same sex marriage and adoption. There’s more than enough love to go around. And, after all, how difficult can it be for two women to have a baby? But Linda and Mona find out that despite advances towards equality that they still face unexpected obstacles - from the biological to prejudice from society, medical institutions and the very government that legalized same sex adoption. Little did they know when they set out on their journey that the family they were seeking was much closer to home than they’d ever expected
Quarta, 24 - 19:30
Cinema São Jorge - Sala 1
Lucky Blue (Programa de Curtas 8)
Timothy Higgins, escolhido em último lugar para a equipa, é o rapaz mais triste do mundo. A falta de amizade, a complacência suburbana e os medicamentos conspiraram contra o jovem para tornar este no pior ano de sempre. O jogo das cadeiras e o bolo de aniversário já não podem salvá-lo… no seu nono aniversário, Timothy prepara-se para um suicídio de fazer parar o trânsito.
Timothy Higgins, picked last for the team, is the saddest boy in the world.
Friendlessness, suburban complacency and prescription drugs have conspired against the youngster to make this his worst year yet. Musical Chairs and birthday cake can't save him now- at his ninth birthday party, Timothy prepares for a showstopping suicide.
"Eu uma vez mudei de sexo, quando tinha sete ou sete anos." A frase de abertura de No Bikini apresenta-nos uma jovem que desafia as convenções durante as suas aulas de natação de Verão. Repleto de humor, este filme tem menos a ver com a identidade de género do que com a descoberta de uma força interior.
"I had a sex change once, when I was six or seven years old." The opening line of No Bikini introduces us to a young girl who defies convention during her summer swim class. Filled with humour, this film is less about defining one's gender than it is about discovering personal strength.
Quinta, 25 - 19:15
Cinema São Jorge - Sala 3
Uma combinação de centenas de fotografias para criar uma reflexão íntima e pessoal das relações do realizador com a sua prática artística, com as suas ligações românticas e com a sua família.
A combination of thousands of still images to create a personal and intimate reflection of the director’s relationship with his artistic practice, his romantic relationships and his relationship with his family.
Sexta, 26 - 19:15
Cinema São Jorge - Sala 3
Pascal Robitaille 1
Uma colagem sobre o tema da água e um ensaio contemplativo, duro e poético, sobre o tédio adolescente. Na primeira cena, existe um fragmento de uma peça musical da artista de som e ecologista acústica canadiana Hildegarde Westerkamp, que já cedeu o seu trabalho a Gus Van Sant várias vezes. Durante o genérico final, Spencer Elden (o bebé/ modelo que apareceu na capa do álbum Nevermind dos Nirvana) gravou um fragmento do poema Sand and Foam de Kahlil Gibran.
A collage around the theme of water and a harsh and poetic contemplative essay on teenage boredom. In the first scene there’s a fragment of a musical piece by Canadian sound artist and acoustic ecologist Hildegarde Westerkamp, who also lent her work to Gus Van Sant several times.
During the end credits, Spencer Elden (the baby/model who appeared on the cover of Nirvana’s album Nevermind) recorded a fragment of Kahlil Gibran’s poem Sand and
William tem uma pequena câmara digital com a qual filma constantemente. Com o passar do tempo, regista a sua vida para ter recordações de si mesmo. Ao sentir o fim da relação com o seu jovem amante Médéric, William passa dois dias com ele, aproveitando-se da situação para filmar alguns momentos da sua realidade.
William has a small digital camera, shooting constantly. As time goes by, he records his life to have souvenirs for himself. Feeling the end of his relation with Médéric, his young lover, William spends two days with him, taking advantage of the situation by shooting a few moments of their reality.
Sábado, 27 - 19:15
Cinema São Jorge - Sala 3
Pascal Robitaille 2
Programas para maiores de 18 anos - Esta secção é meramente informativa, verifique eventuais alterações de programa junto da organização do festival.
Bilhete Normal - 3.50 EUR (3.00 EUR para membros de associações LGBT ou funcionários CML ou menores 25 anos ou maiores 65 anos).
Desconto de 20% na compra simultânea de 5 bilhetes para sessões diferentes.
12º Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa