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Filmes, Livros, Música

12º Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa

Salas - Cinema São Jorge - Sala Buondi

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Sábado, 20 - 16:00
Cinema São Jorge - Sala Buondi
Moderador:Luís Assis (Associação Cultural Janela Indiscreta)
Intervenientes:Manuela Kay (Jornalista, Ensaísta e Programadora do Porn Film Festival, Berlim);Pier Maria Bocchi (Crítico e Programador de Cinema, Milão);João Lopes (Crítico de Cinema, Lisboa);Susanne Sachsse(Actriz, Berlim)

O que é afinal a pornografia? Em que situações a aceitamos, que tipo de visibilidade lhe permitimos e dentro de que parâmetros? Bastará um olhar mais atento, para descobrirmos variados exemplos de figuração explícita de actos sexuais numa cinematografia comercialmente mais "visível": filmes como O Império dos Sentidos (1976), Calígula (1979), Idioterne (1993), Ken Park (2002), In the cut (2003), The Brown Bunny (2003) ou o mais recente Shortbus (2006). Estes cruzamentos entre o que poderíamos chamar um cinema supostamente mais convencional e uma figuração que estamos habituados a atribuir ao cinema pornográfico serão sinal de algo? Surgem em defesa de uma liberdade de expressão sexual que nos é geralmente censurada por imperativos morais, sociais e religiosos? Fazem parte de um discurso hiper-realista que coloca a sexualidade ao mesmo nível das representações de outros actos humanos? Ou figuram como estratégia de choque, destinada apenas a provocar polémica e dilacerar convenções?



Sábado, 20 - 18:00
Cinema São Jorge - Sala Buondi
Sessão comentada por / Session with comments by:
João Lopes e Nuno Galopim
A sessão evoca exemplos pioneiros de expressão da cultura queer na década que assistiu ao advento do teledisco como ferramenta de promoção. Um primeiro lote lembra os Frankie Goes To Hollywood, Dead Or Alive, Divine e Bronski Beat, nomes que cruzaram pop com heranças da música de dança. A expressão da androginia em Boy George é citada nos.

Frankie Goes To Hollywood, Relax (UK,1984), by Bernard Rose

Dead or Alive, I'd do Anything (UK, 1984),by Tim Pope

Divine, You Think You're a Man (USA,1984)

Bronski Beat + Marc Almond, I Feel Love (UK, 1985), by C. Giannaris

Pop Dell'Arte, Querelle (Portugal, 1987),by José F. Pinheiro, Bruno Niel

Culture Club, The War Song (UK, 1984), byRussel Mulcahy

k.d. lang, Honky Tonk Angels (USA, 1988),by David Hogan

Indigo Girls, Closer to Fine (USA, 1989),by Tamara Davis

Marc Almond, Tenderness Is A Weakness(UK, 1984), by Derek Jarman

The Smiths, The Queen Is Dead (UK,1986), by Derek Jarman

Pet Shop Boys, Paninaro (UK, 1986), byNeil Tennant, Chris Lowe

This session evokes pioneering examples of expression of queer culture in the decade that witnessed the rise of the music video as a tool for promotion. A first batch recalls Frankie Goes To Hollywood, Dead Or Alive, Divine and Bronski Beat, all of which crossed pop with the heritage of dance music. The expression of androgyny in Boy George is represented by Culture Club. The prehistory of lesbian visibility in music videos is illustrated by k.d. lang and Indigo Girls. This session also recalls a visionary experience by Pop Dell’Arte and a littleseen video by Pet Shop Boys. And the art of Derek Jarman at the service of pop, with music by Marc Almond and The Smiths.

Domingo, 21 - 18:00
Cinema São Jorge - Sala Buondi
Sessão comentada por / Session with comments by:
João Lopes e Nuno Galopim
A segunda sessão Queer Pop deste ano apresenta um conjunto de 11 vídeos musicais apresentados no último ano, nas mais variadas frentes estéticas. Apresentam-se ora artistas em estreia (Chris Garneau, Sam Sparro ou Hércules & Love Affair) ou novos vídeos de nomes já reconhecidos (Rufus Wainwright, Robin Williams, David Fonseca e Micro Áudio Waves). Há ainda uma representação de realizadores com historial em festivais de cinema gay e lésbico, nomeadamente
Hercules & Love Affair, Blind (USA, 2008),by Saam

Sam Sparro, Black and Gold (USA, 2008),by Alex & Liane

Rufus Wainwright, Rules and Regulations(USA, 2007), by Petro Papahadjopoulos

Chris Garneau, Relief (USA, 2008), by Daniel Stessen, Dori Oskowitz

David Fonseca, Rocket Man (I Think It's Going to Be a Long Long Time) (Portugal,2008), by David Fonseca

Micro Audio Waves, 2 Night (Portugal,2007), by Jancl

Coniglioviola, Ci Sarà (Italy, 2008), by Fabrice Coniglio, Andrea Raviola

Tegan & Sara, Back In Your Head (Canada,2007), by Jamie Travis

Robbie Williams + Pet Shop Boys, She's Madonna (UK, 2007), by Johan Renck

This year, the second Queer Pop session includes 11 music videos debuted over the past year, on the most varied aesthetic fronts. There are works by new artists (Chris Garneau, Sam Sparro, and Hercules & Love Affair), as well as the new offerings by popular artists (Rufus Wainwright, Robin Williams, David Fonseca and Micro Audio Waves). There also is a small selection of directors who have been featured in gay and lesbian film festivals, namely Cam Archer (Xiu Xiu and Current 93) and Jamie Travis (Tegan & Sara), as well as the revelation of a duo of Italian artists (Coniglioviola).

Quinta, 25 - 18:00
Cinema São Jorge - Sala Buondi
Moderador:António Fernando Cascais (Associação Cultural Janela Indiscreta)
Intervenientes:Guilherme de Melo (Jornalista e Escritor, Lisboa);Domingos Oliveira (Actor e Escultor, Lisboa)

O amor e a sexualidade vividos entre dois homens no teatro da guerra colonial, e sobre o quadro de fundo dos dramas que a acompanharam, cedo encontraram expressão na literatura portuguesa. O cinema fez-lhe eco mais recentemente com 20,13 (2006), do realizador Joaquim Leitão. Em contrapartida, a sociedade portuguesa parece ter interiorizado um persistente tabu na abordagem e na discussão pública dos temas relativos à guerra, entre os quais a sexualidade, hetero em geral e homo em particular, experienciada no seio das tropas, ou nas relações entre estas, as populações africanas e as sociedades coloniais. Por outro lado, sabe-se hoje que a mobilização maciça suscitou o encontro e o sentimento de uma pertença comum a pessoas que depois se haveriam de reconhecer nas identidades gay e lésbica. Com as necessárias ressalvas de escala, de percurso histórico e de contexto social e cultural, trata-se de um fenómeno idêntico ao ocorrido nos Estados Unidos da América no pós-Segunda Guerra Mundial.



Sábado, 27 - 16:00
Cinema São Jorge - Sala Buondi
Moderador:António Fernando Cascais (Associação Cultural Janela Indiscreta)
Intervenientes:Vincenzo Patanè (Jornalista, Escritor e Professor, Veneza); Oded Lotan (Realizador, Telavive); Gustav Hofer (Jornalista e Realizador, Roma); Luca Ragazzi (Jornalista, Crítico de Cinema e Fotógrafo, Roma)

A história da relação entre a homossexualidade e as religiões, à cabeça das quais os monoteísmos judaico, cristão e islâmico, pautou-se quase invariavelmente pela homofobia. O cinema documentou-os profusamente, mas foi o cinema gay, lésbico e queer a veicular a perspectiva crítica e emancipatória oposta à das religiões. A teologia moral cristã é historicamente responsável por uma retórica que constrói um pecado, a sodomia, mantida até hoje na ideia de que os actos homossexuais são intrinsecamente desordenados, e que isola uma categoria de pecadores, os sodomitas, sem os quais não teria sido possível à ciência e à medicina modernas terem forjado a categoria da homossexualidade quando se substituíram à religião na função de controle social. Por sua vez, o fundamentalismo religioso entrincheira-se numa resistência crispada à crescente secularização das sociedades modernas. Às guerras santas e às perseguições inquisitoriais de outrora sucedem-se hoje os Estados confessionais como os islâmicos, que chegam ao ponto de condenar à morte menores acusados de homossexualidade.



Sábado, 27 - 18:00
Cinema São Jorge - Sala Buondi
Sessão comentada por / Session with comments by:
João Lopes e Nuno Galopim
Em 1989, para a primeira digressão dos Pet Shop Boys (que então já somavam respeitada e reconhecida carreira, sem contudo ter alguma vez passado pelos palcos), o realizador britânico Derek Jarman criou uma série de pequenos Pet Shop Boys,

Opportunities (UK, 1989),by Derek Jarman

Pet Shop Boys, Heart (UK, 1989), by Derek Jarman

Pet Shop Boys, Paninaro (UK, 1989), by Derek Jarman

Pet Shop Boys, It's a Sin (UK, 1989), by Derek Jarman

Pet Shop Boys, Domino Dancing - Alternative Mix (UK, 1989), by Derek Jarman

Pet Shop Boys, King's Cross (UK, 1989), by Derek Jarman

Pet Shop Boys, Always On My Mind (UK,1989), by Derek Jarman

Pet Shop Boys, Violence (Hacienda Version) (UK, 1992), by Derek Jarman

Pet Shop Boys, Being Boring (UK, 1992),by Derek Jarman

Pet Shop Boys, Rent (UK, 1987), by Derek Jarman

Pet Shop Boys, It's a Sin (UK, 1987), byDerek Jarman

In 1989, for the first tour of the Pet Shop Boys (who already had a respected and recognised career, albeit without live experiences), British filmmaker Derek Jarman created a series of small films to be projected on stage, behind the musicians, on two large screens. These seven films comprise the first part of this session. Music videos quite unlike the most usual ones, in which however we can discern, as well as the clear presence of Jarman, the identity of the music and musicians. The session also includes two old short films by Jarman, with a new soundtrack in the form of Pet Shop Boys songs, as well as the two official music video the director filmed for the band.

Programas para maiores de 18 anos - Esta secção é meramente informativa, verifique eventuais alterações de programa junto da organização do festival.
Bilhete Normal - 3.50 EUR (3.00 EUR para membros de associações LGBT ou funcionários CML ou menores 25 anos ou maiores 65 anos).
Desconto de 20% na compra simultânea de 5 bilhetes para sessões diferentes.
 
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