14º Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa
Salas - Cinema São Jorge - Sala 3
mostrar
imagensesconder
sinopsesSábado, 18 - 15:00
Cinema São Jorge - Sala 3
EnfantXavier Stentz
Secção Competitiva Para a Melhor Curta Metragem – Prémio do Público - Documentário15 min. Alemanha 2009 iCal Google Calendar Nove pessoas falam das suas primeiras experiências sexuais.
O jovem realizador Andy Blubaugh propõe-se a tarefa de escrutinar uma parte que resta examinar da sua vida: a estranha relação com Peter - um homem mais velho -, na adolescência.
Sábado, 18 - 17:00
Cinema São Jorge - Sala 3
Cinco protagonistas de diferentes gerações, e representativas do meio lésbico Suíço, partilham as suas vidas, colocando em relevo as realidades próprias de cada época que lhes coube enfrentar.
A seguir à sessão terá lugar um Debate acerca do Cinema Queer Suíço, com a presença de Veronika Minder (realizadora), Marcel Gisler (realizador) e Celso Junior (programador).
Sábado, 18 - 19:15
Cinema São Jorge - Sala 3
Prima Donna explora a rápida ascensão do mais promissor talento da música moderna, um cantor extraordinário e compositor de alguma da mais sofisticada pop dos últimos 30 anos.
Sábado, 18 - 21:30
Cinema São Jorge - Sala 3
Programa de Curtas 1
A Assassina Passional está Louca! é uma hilariante variação sobre o cliché cinematográfico da lésbica homicida. R.M.
Em Organism, duas adolescentes californianas enfrentam a homofobia dentro e fora de si, bem como o bullying na sua escola. R.M.
Födelsedag leva-nos para um dia de verão na Suécia. Sara e Katarina têm uma filha, e pensam em ter outra. A sua felicidade não poderia parecer mais perfeita. Mas cada família leva dentro de si as suas inevitáveis catástrofes. R.M.
A família que aparece em Mon Printemps Talons Hauts é claramente disfuncional, e fugir dela poderia ser a escolha acertada para Zoe. R.M.
Blanca tu Humedad enfrenta o tabu da diferença de idade, ainda mais marcado quando é a mulher mais velha a ser o alvo do desejo da mais nova. R.M.
Siste runde encena um encontro de boxe tão libertador, quão imaginário. R.M.
Sábado, 18 - 24:00
Cinema São Jorge - Sala 3
Fake Orgasm foca a figura de Lazlo Pearlman, um artista conceptual, um prestidigitador de clichés, um activista capaz de dinamitar os nossos preconceitos e dogmas sobre o sexo e a identidade.
Domingo, 19 - 17:15
Cinema São Jorge - Sala 3
Programa sobre o pós-feminismo
Domingo, 19 - 19:15
Cinema São Jorge - Sala 3
Theo, um prostituto em Berlim, tem um negócio florescente, e recusa dividir o seu amplo apartamento para poder manter a sua vida privada apenas para si.
Domingo, 19 - 21:30
Cinema São Jorge - Sala 3
Rock Hudson teve de encontrar um equilíbrio entre a sua vida pública e privada, entre um mundo heterossexual - e a sua própria imagem de masculinidade -, e um lado obscuro de uma sexualidade proibida enquanto gay dentro do armário.
Domingo, 19 - 24:00
Cinema São Jorge - Sala 3
XXX Programa 2: Noite Hetero
Mariah e Daniel são amantes à frente de um público... mas certa tarde vão dar um novo rumo à sua vida, com público a assistir.
Um homem e uma mulher com todo o corpo cobertos em meias nylon, uma tesoura liberta-os e passam à acção.
Duas mulheres procuram um homem para sexo na internet, e conseguem-no.
Homens acaraciam-se observando mulheres num clube... de repente uma das mulheres toma a iniciativa.
Uma mulher exibe-se para os homens em locais públicos e explica porque o faz.
Segunda, 20 - 17:15
Cinema São Jorge - Sala 3
Retrato da luta do pintor Ahmed Hagi para reconciliar as memórias do seu país natal, a Somália, com a sua pátria de acolhimento, a Austrália.
Nos Camarões a homossexualidade é punida com seis meses a cinco anos de prisão. Mas será a sociedade realmente homofóbica? O que significa neste país a liberdade individual?
Segunda, 20 - 19:15
Cinema São Jorge - Sala 3
Esta comédia negra conta a história de Irina, uma prostituta Russa que dá por si num país de conto de fadas nos Alpes e se deixa levar pela fantasia.
Segunda, 20 - 21:30
Cinema São Jorge - Sala 3
Na sua infância, Michael Stock foi abusado sexualmente pelo próprio pai. Vinte e cinco anos mais tarde, ainda procura a paz interior.
A seguir à sessão terá lugar um Debate sobre Abuso Sexual de Menores, com a presença do realizador Michael Stock, de Daniel Cotrim, da APAV - Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, e de Paulo Jorge Vieira, da Associação Não te Prives.
Terça, 21 - 17:15
Cinema São Jorge - Sala 3
Com um refrescante sentido de auto-ironia, este filme mostra-nos a vida das lésbicas na Dinamarca desde os anos 1950 até ao presente, ilustrada com sequências de animação provocativas, uma extensa pesquisa de arquivo e uma banda sonora dinâmica.
Terça, 21 - 19:15
Cinema São Jorge - Sala 3
Daniel Schmid - le chat qui pense é um retrato caleidoscópico da vida preenchida e do trabalho original deste notável artista Suíço. Uma exploração da vida e do legado de Daniel Schmid, um realizador excepcional.
Terça, 21 - 21:30
Cinema São Jorge - Sala 3
Durante décadas, duas septuagenárias Suíças têm partilhado o seu dia-a-dia. Possuem um ritual durante o Verão que é o de nadar no rio que passa na sua terra natal.
Passados 42 anos, o divertido casal de lésbicas Edie e Thea vai finalmente casar-se. Desde o início dos anos 1960 até ao presente, as activistas incansáveis da comunidade persistiram ao longo de muitas batalhas, tanto pessoais como políticas.
Quarta, 22 - 17:15
Cinema São Jorge - Sala 3
Embora tendo nascido homens, Mikael e Orlando mudaram de sexo para se tornarem mulheres. Agora já com mais de 60 anos, os dois encontram-se para falarem sobre as suas vidas e sobre o maior remorso que ambos têm: a sua mudança de sexo.
Quarta, 22 - 19:15
Cinema São Jorge - Sala 3
Num bar, Kim sonha tornar-se mulher: (trans)mudanças radicais surgem sob as mãos do empregado de balcão.
O ano: 1963. O local: Montreal. Hanna tem 13 anos e está rapidamente a tornar-se numa mulher. Mas Hanna tem de perceber que a liberdade requer escolhas que ela não pode fazer sozinha…
Quarta, 22 - 21:30
Cinema São Jorge - Sala 3
Directamente a partir do armário de um grupo de ódio, surge uma escandalosa confissão.
Em Bear Run ficamos a conhecer três notáveis e amorosos ursos: Mikhael, Louie e Mike. As suas histórias de saída do armário, como lidam com a imagem física, o género e a procura de uma comunidade vão surpreender e emocionar o espectador.
Quinta, 23 - 17:15
Cinema São Jorge - Sala 3
Theo, um prostituto em Berlim, tem um negócio florescente, e recusa dividir o seu amplo apartamento para poder manter a sua vida privada apenas para si.
Quinta, 23 - 19:15
Cinema São Jorge - Sala 3
Leander tem 14 anos e acha que o seu pénis é pequeno. Apaixona-se por Martina, que o ajuda com a Geometria. Os colegas da Escola dizem que Martina só gosta de "homens a sério"…
Aos 44 anos, Giuseppe Tommasi, a sofrer de Sida e cancro, passa os últimos meses de vida no hospício Lighthouse em Zurique. Com a morte à vista, reflecte sobre a sua vida, a sua família, e questiona-se a si próprio e às suas acções.
Quinta, 23 - 21:30
Cinema São Jorge - Sala 3
I Shot My Love conta uma história pessoal que é também universal, ao revelar-nos a relação entre o realizador Tomer Heymann, o seu namorado alemão e a sua intensamente israelita mãe.
Quinta, 23 - 24:00
Cinema São Jorge - Sala 3
QA: Programa de Curtas 1
If the Shoe Fits, com cenário numa casa de banho pública, e recorrendo à dança, fotografia e projecção, explora os estereótipos da própria identidade queer. J.F.
Believe it assume um carácter mais documental, focando a religião e de como ela é vivida no Sul da Austrália, uma realidade abstraccionada através da dança. J.F.
Em Lifeshow RMX, os bailarinos Synes Elischka e Ulrich Kühn assinam e interpretam um vigoroso e sexual vídeo de dança sobre a masculinidade. J.F.
Aitor Echeverría, em Aprop, trabalha um belíssimo enquadramento visual tornado coreografia, de dois corpos femininos. J.F.
Burning Palace, de Mara Mattuschka e Chris Haring, é teatro - encenações de conflitos e tensões de desejo, sob a atenta observação de Eros. J.F.
Ojo Eje, da dupla Cecilia Barriga e Claudia Lorenz, é um hipnótico exercício sobre o corpo feminino que dorme, em que a água surge como metáfora da serenidade. J.F.
Sexta, 24 - 17:15
Cinema São Jorge - Sala 3
Cinco protagonistas de diferentes gerações, e representativas do meio lésbico Suíço, partilham as suas vidas, colocando em relevo as realidades próprias de cada época que lhes coube enfrentar.
Sexta, 24 - 19:15
Cinema São Jorge - Sala 3
Esta comédia satírica, que trata do processo dos estrangeiros se tornarem cidadãos Suíços, tem como protagonistas dois elementos da Polícia Cantonal que são incumbidos da difícil tarefa de examinar estrangeiros que se candidatam à nacionalidade Suíça.
Sexta, 24 - 21:30
Cinema São Jorge - Sala 3
Os Dzi Croquettes foram uma companhia de teatro e dança de vanguarda que fez uso do seu talento e de uma mescla de humor e sarcasmo de forma a desafiar a violenta ditadura vigente no Brasil nos anos 1970.
Sexta, 24 - 24:00
Cinema São Jorge - Sala 3
QA: Programa de Curtas 2
Perfect Day, dos espanhóis Juanma Carrillo e Félix Fernández, é um vídeo sobre a carne e o sexo, onde os corpos estão em constante negociação das suas singulares políticas de desejo J.F.
Matthew, da dupla Menelaou and Rueberg, recupera o imaginário do corpo nu masculino das Pictorials, para nos revelar o dia-a-dia de um bailarino, na preguiça da sua casa de Brooklyn. J.F.
Dos editorais de moda para as galerias de arte, Luigi e Luca têm-se revelado um fenómeno na exploração da sua relação enquanto objecto artístico - slide show a preto e branco, Luigi & Luca are Stuck é prova do seu consistente trabalho. J.F.
De regresso à monotonia do lar, em Spilt Milk, de Alexander Edwards, um jovem acabado de acordar entrega-se ao prazer solitário da masturbação. J.F.
In their Room, de Travis Mathews, é outro belíssimo exercício estético sobre a intimidade, desta feita em forma documental, sobre vários homens nos seus quartos. J.F.
Delphinium, de Matthew Mishory, é um hino ao cinema, estética e legado do realizador Derek Jarman. J.F.
O documentário Last Address, de Ira Sachs, revisita as fachadas dos prédios de artistas nova-iorquinos vítimas de Sida, numa tocante elegia. J.F.
Away, do chileno Omar Zúñiga Hidalgo, apresenta-nos Diego que procura nas ruas de Nova Iorque um refúgio ao seu passado. J.F.
Sábado, 25 - 15:00
Cinema São Jorge - Sala 3
Os Dzi Croquettes foram uma companhia de teatro e dança de vanguarda que fez uso do seu talento e de uma mescla de humor e sarcasmo de forma a desafiar a violenta ditadura vigente no Brasil nos anos 1970.
Sábado, 25 - 17:00
Cinema São Jorge - Sala 3
Programa sobre o pós-feminismo
Too Much Pussy! Feminist Sluts in the Queer X Show é um documentário explícito sobre as aventuras de sete mulheres numa tournée de arte-performance, que viajam numa carrinha através da Europa no Verão de 2009, e que percorrem os palcos de discotecas e teatros de Paris, Berlim, Estocolmo, etc.
Programas para maiores de 18 anos - Esta secção é meramente informativa, verifique eventuais alterações de programa junto da organização do festival.
Bilhete Normal - 3.50 EUR (3.00 EUR para membros de associações LGBT ou funcionários CML ou menores 25 anos ou maiores 65 anos)
Desconto de 20% na compra simultânea de 5 bilhetes para sessões diferentes
Espectáculo de Teatro - 5.00 EUR (Preço único)
14º Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa