Em 2006 Teresa e Helena subiram as escadas da conservatória da Av Fontes Pereira de Melo, em Lisboa, para dar início ao processo de casamento entre as duas. Na altura tal pedido foi recusado: a lei portuguesa não o permite.
Hoje foram de elevador até ao quinto andar da 7ª conservatória para fazer o mesmo pedido. Mas ao contrário de 2006 hoje pouco depois das 9:30 da manhã a conservadora declarou que Helena Paixão e Teresa Pires, são casadas aos olhos da lei portuguesa.
A conclusão da cerimónia foi recebida por aplausos breves do grupo de amigos mas também de muitos dos jornalistas que estavam a trabalhar na cobertura do evento.
O nervoso miudinho de Teresa deixou-a sem palavras na hora de dizer que era de sua livre vontade contrair casamento com Helena Pires. É compreensível. Afinal este foi um dia marcante na história dos direitos humanos em Portugal. Hoje é o primeiro dia do início de uma maior liberdade sobre a capacidade de todo e cada cidadão poder decidir sobre as suas vidas e como a quer viver.
Presentes na sala, activistas representantes de diferentes grupos e associações GLBT, mas acima de tudo amigos de Teresa e Helena, as filhas das nubentes sem esquecer os pais de Helena que foram os padrinhos.
O PortugalGay.pt deseja a este que é o primeiro casal Lésbico a contrair casamento segundo a nova lei, mas também a todos os outros que se venham a casar, as maiores felicidades e vivam o vosso amor acima de tudo com alegria.