Donna R Johnson de 29 anos, estava em patrulha com mais companheiros numa localidade pequena do Afeganistão, Khost, quando foram surpreendidos com um homem bomba que se aproximou deles e se fez explodir.
Além de Donna houve mais treze vítimas mortais, dois sargentos, o tradutor afegão que colaborava com as tropas americanas, quatro polícias locais e seis civis, a explosão fez ainda cerca de 63 feridos, três militares e 60 civis.
Donna R Johnson deixa Tracy Dice com quem era casada. As duas estavam juntos há vários anos, muito antes de ser revogada a lei "Don't ask don't tell", disse à televisão local da Carolina do Norte a irmã de Donna.
A investigação efectuada pelas forças americanas concluiu que, o bombista aproximou-se de mota dos militares assim que estes saíram do veículo que seguiam e entraram no mercado local, carregando consigo uma quantidade de explosivos considerável.
Desde 2001 já morreram quase 2000 soldados norte-americanos no Afeganistão, a que se somam cerca de 1000 soldados de outras nacionalidades (incluindo 2 portugueses), mais de 10'000 membros da segurança local e quase 15'000 civis.