Este seminário que decorreu durante todo o dia pode contar com apresentações interessantíssimas das quais destacamos Maria Ángeles Durán, do Concelho Superior de Investigação Cientifica de Espanha.
Numa apresentação sem powerpoint apenas assente nas palavras e no saber de anos de trabalho deliciou a plateia conseguindo cativar a atenção de todas e todos, e através dos seus relatos arrancar risos, mais ou menos irónicos consoante a dureza dos relatos. Durán, uma pioneira na investigação social em Espanha alia um curriculum invejável a uma capacidade de comunicação notável.
Ainda de manha fazia parte do segundo quadro Manuela Silva e José António Pereirinha, ambos do ISEG, e com apresentações mais tecnicistas.
Depois do almoço os paneis foram compostos por Anália Torres Sofia Aboim e Tindara Addabbo. Teresa Rosmaninho da Associação Soroptimismo Internacional Clube do Porto, falou por meio das imagens, apresentando um vídeo de um pequeno excerto teatral, onde se podia assistir não apenas à discriminação, mas até assédio sexual, que algumas chefias usam com promessas de promoções. Antes podemos ter a experiência reconhecida nas palavras de Anália Torres, e Sofia Aboim, tendo ambas mostrado dados e análises do quanto a mulher ainda tem para caminhar, para ser uma igual neste mundo de homens.
A sessão de encerramento pôde contar com a presença do Secretário de Estado da Segurança Social, Pedro Marques, e de Elza Pais, Secretaria de Estado da Igualdade.