O caminho na luta pela igualdade tem sido um caminho árduo, um caminho onde muitos pareceram Gandi, Luther King, Harvey Milk, Dorothy Height, Henry Morgentaler, Rosa Parks, e podíamos continuar numa lista longa demais em comparação com aquilo que se aprendeu. A mensagem tem passado das mais diversas formas e a arte musical tem sido uma das formas mais eficientes de conseguir chegar ao maior número de pessoas.
Prova disso é o vídeo e a música “Same Love” que ganhou os prémios MTV para o melhor vídeo com mensagem social na cerimónia deste domingo em Brooklyn. O prémio foi apresentado por Jason Collins um jogador da NBA, que recentemente disse ser homossexual. Macklemore e Ryan Lewis cantaram a música com Mary Lambert e Jennifer Hudson. Jason Collins apresentou a música com o rapper ASAP Rocky e disse que "a única forma de as coisas mudarem é tu chegares-te à frente sobre as coisas em que acreditas".
Macklemore quis com esta música chamar atenção para a homofobia sentida no meio Hip-Hop, na verdade o seu meio e que segundo as suas palavras é uma comunidade que oprime as pessoas homossexuais.
A fonte inspiradora de Macklemore foi o tio John Haggerty e o seu companheiro Sean, cujas imagens foram inclusivé usadas no vídeo.