PortugalGay.pt Pocket!
Índice Notícias
PORTUGAL: Eduarda Santos 1958-2023
Sáb, 21 Jan 2023

1. pág. anterior...
PORTUGAL: Eduarda Santos 1958-2023
É o tipo de pessoa que diz que não se deve defender os direitos de minorias (como os poliamorosos) porque vai-se perder apoios externos. Um argumento já usado contra a população trans anteriormente, e que deu origem a uma punhalada nas costas quando da inclusão da orientação sexual no Artº 13º da Constituição Portuguesa. Como se sabe originalmente era para ter entrado a orientação sexual e a identidade de género, afinal dizemo-nos lgbt. E como também se sabe, a associação que andou em negociações governamentais resolveu que se podia eliminar a população trans, afinal tão pouca gente, para a orientação sexual entrar. O que se mantém até hoje, a identidade de género continua a não estar presente no Artº 13º. Essa mesma associação nunca até hoje pediu publicamente desculpas pela punhalada nas costas e, no entanto, anda hoje em dia a desbobinar identidade de género em cada entrevista que os seus elementos dão, como se assim apagassem a traição que cometeram.

Avanços

Muitos outros episódios aconteceram nestes anos de luta. O casamento igualitário tornou-se uma realidade, bem como a adopção por casais do mesmo sexo. Deixou de ser necessário ir-se a tribunal para alterar nome e sexo na documentação oficial. E aqui temos de dar o seu a seu dono. Isto tudo muito graças ao activismo, aos activistas, ao Bloco de Esquerda e ao PS liderado por José Sócrates.

Muito continua por fazer nas questões trans

Muito foi feito, mas muito continua por fazer. A transexualidade e as restantes identidades trans continuam patologizadas, continuam os processos para se poder alterar nome e género e para se aceder a cirurgias e tratamentos hormonais, continuam os problemas nas cirurgias para quem lá consegue chegar, desde a saída para o privado do Dr. Décio, entre outros.

Outro episódio aconteceu quando da saída do dito Dr. para o privado. Nessa altura já se imaginavam problemas com as cirurgias. Mais no referente à qualidade das mesmas, diga-se. Antevendo uma mais que provável perda de qualidade nas cirurgias, pensei em organizar uma reunião inter associativa para se emitir um comunicado conjunto realçando para a necessidade de uma manutenção dos níveis de qualidade apresentados pelo inovador trabalho do Dr Décio. Várias organizações foram contactadas e convocadas para uma reunião extraordinária no antigo centro lgbt. levei um rascunho daquilo que me parecia ser o mais importante, o foco na qualidade das cirurgias, e apresentei-o aos presentes para que contibuíssem com as propostas que considerassem pertinentes.

Enquanto se debatia, estive à conversa também com um amigo. O tempo foi passando e as pessoas foram saindo depois de terem dado o seu contributo. Por fim também saí. Ficaram de enviar a proposta final via email às diferentes organizações o representante da rede ex aequo, e a representante do Grit, da ILGA Portugal, na altura.

3. pág. seguinte...

PortugalGay.pt (Portugal)

PortugalGay.pt Pocket!   @
©2000-2024 Todos os direitos reservados PortugalGay®.pt