6º Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa
Anos - 2000
mostrar
imagensesconder
sinopsesDomingo, 15 - 21:30
Fórum Lisboa
A luta pela conquista do título de próxima namorada é o tema desta hilariante curta-metragem realizada por Cassandra Nicolaou. Com um elenco composto por figuras célebres da cidade de Toronto, nove mulheres são questionadas por um desconhecido entrevistador que pretende descobrir se estão à altura do título.
Antonia e Massimo, casados há mais de dez anos, vivem numa boa casa dos subúrbios de Roma e formam um casal feliz. Massimo morre subitamente num acidente. Antonia entrega-se a um desgosto absoluto, assistida pela sua mãe Veronica e por Nora, a empregada filipina. Antonia não consegue refazer-se da perda - deixa de trabalhar e negligencia os amigos e colegas de trabalho, fechando-se na sua dor. Ocasionalmente, Antonia acaba por descobrir que o seu marido mantinha uma relação extraconjugal há sete anos. As investigações para descobrir a identidade desta pessoa acabam por dar um novo sentido à sua vida. Socorrendo-se da única pista de que dispõe, um apelido e uma morada, Antonia acaba por chegar a uma casa no centro da cidade, onde vem a descobrir que o outro amor da vida de Massimo não é uma mulher... mas um homem, Michele.
Segunda, 16 - 19:00
FNAC Chiado
Lisboa 2010, as suas colinas iluminadas pelas luzes das Festas de St. António, patrono dos namorados e da cidade velha. Catão, político nacionalista, carismático e sem escrúpulos, persegue obcecadamente Sílvia, um jovem travesti algo místico. Certa noite, Sílvia cruza-se com Vicente, dito "o Corvo", polícia perseguidor dos travestis que, disfarçados de Noivas de Santo António, atacam as Festas da Cidade. Protedora de Sílvia, a misterioso Ju vive de pequenas chantagens. Estranhas fotografias comprometedoras de Catão circulam entre os partidos da oposição. Disposto a tudo, Catão vai pôr em causa na sua carreira ao bater-se pelo regresso de Sílvia.
Terça, 17 - 19:00
FNAC Chiado
O filme conta a história das irmãs Christine e Léa Papin, duas empregadas domésticas que em Le Mans, em Fevereiro de 1933, são culpadas do brutal assassínio de Madame Lancelin e da sua filha Genevieve. Obrigadas a trabalhar desde muito novas, Christine e Léa são contratadas como empregadas domésticas pela família Lancelin onde são bem tratadas. As raparigas partilham um quarto no sótão e a relação entre a mais velha, a dominadora Christine, e a sua irmã, muito mais nova e menos esperta, Léa, toma-se numa relação com uma forte componente sexual. Certo dia, quando a dona da casa e a sua filha Genevieve regressam inesperadamente de um passeio, são surpreendidas pela descoberta das duas irmãs já deitadas. Madame Lancelin pede explicações à semi-vestida irmã mais velha. Christine, em histeria, agarra numa jarra e com violência ataca a mãe e a filha. Quando Léa chega ao local, Madame Lancelin já está morta. Chocada com o que vê, Léa entra em cena e mata Genevieve.
Quarta, 18 - 18:30
Cinemateca Portuguesa
Evocativo, apaixonado e poético, este filme explora de forma comovente e persuasiva a relação entre uma filha e o seu pai, na infância e idade adulta. No dia do funeral do pai, ela deixa-se inspirar pelo seu legado de amor, compreensão e compaixão para resolver definitivamente a sua identidade sexual.
Há alguns anos, os jornais de Kerala, no sul da índia, publicaram a história chocante de duas jovens lésbicas que puseram termo à vida debaixo de um combóio. Consigo traziam uma carta onde explicavam que pretendiam matar-se por verem falhada a longa luta que haviam travado para poderem viver juntas na rígida e hipócrita sociedade de Kerala. É irónico que Kerala seja conhecida por ser 100% literaria, o que faz dela um dos locais do mundo onde estes níveis são mais elevados. Petals, foca o agonia destas raparigas e de tantas outras que ainda lutam pelo seu direito ao afecto.
A luta pela conquista do título de próxima namorada é o tema desta hilariante curta-metragem realizada por Cassandra Nicolaou. Com um elenco composto por figuras célebres da cidade de Toronto, nove mulheres são questionadas por um desconhecido entrevistador que pretende descobrir se estão à altura do título.
Quando Anna se dirige a Alex sabe tudo sobre a magnífica história de amor que vai nascer entre elas e a que quer dar início imediatamente. Mas Alex não concorda. É que se tudo fosse escrito desde o princípio, seria demasiado fácil.
Quarta, 18 - 19:00
FNAC Chiado
Este documentário segue a história das irmãs Christine e Léa Papin, duas empregadas domésticas que, em Le Mans, em Fevereiro de 1933, assassinam brutalmente Madame lancelin e a sua filha Genevieve. Coma era a vida das empregadas domésticas numa casa burguesa, em Le Mans, nos anos trinta? As irmãs Papin trabalharam para a família lancelin durante sete anos; elas até chamavam Madame Loncelin de 'maman'. Quem eram estas pessoas para quem trabalhavam as duas jovens? Como é que o tribunal lidou com o facto de, apesar de terem sido encontradas as armas do crime e de haver uma confissão, nunca se ter estabelecido o motivo do crime? E o que dizer de Léa Papin, a mais nova das duas irmãs? Léa cumpriu a sua pena de prisão até ao fim, mas não há registo da data oficial da sua morte. Como viveu ela - e como morreu? A história das duas irmãs tem fascinado muitas pessoas ao longo dos anos e levou grandes nomes da literatura francesa (como Jean Genet, Jean-Paul Sartre, Simone de Beauvoir, Paul Eluard, Benjamin Peret e Jacques lacan) a fazer dela objecto dos seus escritos. A ideia deste documentário é de Laurent e Michele Pétin, os produtores do filme LES BLESSURES ASSASSINES de Jean-Pierre Denis, que quiseram abordar algumas das questões levantadas pelo seu filme.
Quinta, 19 - 19:00
Cinema Paraíso
A construção do Muro de Berlim é iniciada para prevenir que os de Leste fujam para o Ocidente. Harry Melchior, o campeão de natação da Alemanha Oriental, quer também fugir à opressão comunista mas não pretende deixar para trás a irmã, Lotte. Harry cede finalmente aos insistentes pedidos da irmã para que ele fuja e se salve, mas promete regressar para a salvar. Tendo conseguido passar o controlo fronteiriço disfarçado e com documentos falsos, Harry é já um homem livre, mas os seus pensamentos dirigem-se agora para a irmã. Junto com o seu melhor amigo, Matthis, um engenheiro, Harry concebe um plano ousado: escavar um túnel sob o Muro. Matthis e os seus dois amigos activistas, Vic e Fred, riem-se da ideia, mas a obstinação de Harry acaba por conquistá-los para o seu plano. O grupo aluga uma fábrica abandonada junto ao muro e começa a escavar. O túnel de 145 metros de comprimento leva nove meses a ser concluído. Rodeado de perigos, que vêm não apenas da difícil tarefa de escavar o túnel, mas também da possibilidade de serem detectados, o grupo tem ainda que se livrar da interferência de informantes da Polícia Secreta de Leste. Necessitando de auxílio financeiro, Harry e os seus companheiros decidem fazer um acordo clandestino com a NBC, desde que o filme da fuga só seja exibido após a sua conclusão. Estas imagens intensas são, mais tarde, exibidas por todo o mundo.
Quinta, 19 - 21:30
Fórum Lisboa
A tradutora americana Cassandra Reilly (Judy Davis), destacada para realizar um trabalho em Barcelona, vive numa (quase) abençoada solidão. Desejosa de paz e tranquilidade, acaba por conseguir exadamente o oposto quando a maliciosa femme fatale, Frankie Stevens (Marcia Gay Harden) solicita a sua ajuda como intérprete e detedive privada improvisada na procura do seu perdulário marido americano. Detective relutante, Cassandra encontra o homem desaparecido a viver com uma diletante new-age, April (Juliette Lewis) e com a dura e esquiva Bernardette (Lili Taylor). Cassandra vê-se rapidamente envolvida numa teia de desilusões e disfarces em que ninguém é o que aparenta ser... nem mesmo a própria Cassandra! Filmado no rodopio da loucura e beleza da arquitedura de Barcelona, GAUDI AFTERNOON é uma sensual e deliciosa brincadeira através dos sinuosos caminhos das fraquezas e loucuras do ser humano, iluminada com quantidades generosas de aventura e romance. (ante-estreia nacional)
Sexta, 20 - 19:00
Cinema Paraíso
Martha, de um modo obssessivo mas encantador, cria obras sublimes na arte de cozinhar que desenvolve como chefe num restaurante francês de Hamburgo. Contudo, a sua vida quotidiana é algo monótona. Sendo um pessoa introvertido, falta-lhe uma vida privada e vive apenas para o seu trabalho. Tudo muda quando a sua irmã, mãe solteira, morre num acidente e Martha tem de acolher a sua sobrinha, Lina, de oito anos, que sofre com o perda da mãe. É o presença de Mario, que à semelhança dela trabalha como chefe no mesmo restaurante francês, que traz luz e pasta às suas vidas. Mario passa de rival a amigo íntimo e quando o romance nasce entre os dois, o desconhecido pai de Una aparece para levar a filha com ele para Itália. E Martha? Martha terá que tomar uma decisão.
Domingo, 22 - 19:00
FNAC Chiado
Quatro idosos, de tutu, em palco, num pequeno auditório. Trinta anos opós se retirarem do bailado profissional. Actuam como parte do Trockadero Bollet de Amsterdão, apresentando uma poródia à bailarina clássica. Parodiando-se a si mesmos, evitam que os espectadores façam pouca da sua idade avançada. A realizadora, Coleto Valkenburg, filma estes homens em palco, durante os ensaios e num encontro no Scapina Ballet, onde tentam arranjar novas membros para a sua companhia. Não há muitos candidatos e o grupo ameaça dissolver-se, tanto mais que agora um dos bailarinos tem que se submeter a uma intervenção cirúrgica, após uma série de lesões. Com um sorriso amargo, diz "dançar é a única coisa que sei realmente fazer". A actuação combina em palco o humor e a tragédia, e apesar das piadas, nos bastidores, entre cada acto, podem ouvir-se suspiros de fadiga.
Em directo do Beacon Theatre, em Nova lorque, depois de sete anos na televisão e no grande ecrã, Ellen DeGeneres está de volta aos palcos, ao vivo, sem rodeios, ultrajante e assumida. Ellen comenta o conselho dos amigos de que não há nada a recear a não ser recearmo-nos a nós próprios: 'Bestial, agora tenho medo do medo. Antes não era assim: Muito obrigada.' Ellen explica a sua decisão de se livrar da necessidade de aprovação: 'Agora estou a emendar-me - a livrar-me de pequenas doses de aprovação até que já não precise delas'. Ellen debruça-se sobre a importância da moda: 'Ninguém quer usar nada que possa vir a encontrar igual numa outra pessoa na mesma festa. Aconteceu-me isso duas vezes - e das duas a pessoa era William Shatner.' É o regresso de Ellen DeGeneres na sua forma mais hilariante. Do seu segredo para lidar com o esquecimento do nome das pessoas à desagradável realidade que é filmar a nossa vida sexual, tudo isto é dito por Ellen DeGeneres com graça e sempre igual a si mesma. É uma noite que os seus fãs - e todos os que gostam de comédia - não esquecerão.
Domingo, 22 - 21:30
Fórum Lisboa
Quando Anna se dirige a Alex sabe tudo sobre a magnífica história de amor que vai nascer entre elas e a que quer dar início imediatamente. Mas Alex não concorda. É que se tudo fosse escrito desde o princípio, seria demasiado fácil.
Segunda, 23 - 21:30
Fórum Lisboa
Há alguns anos, os jornais de Kerala, no sul da índia, publicaram a história chocante de duas jovens lésbicas que puseram termo à vida debaixo de um combóio. Consigo traziam uma carta onde explicavam que pretendiam matar-se por verem falhada a longa luta que haviam travado para poderem viver juntas na rígida e hipócrita sociedade de Kerala. É irónico que Kerala seja conhecida por ser 100% literaria, o que faz dela um dos locais do mundo onde estes níveis são mais elevados. Petals, foca o agonia destas raparigas e de tantas outras que ainda lutam pelo seu direito ao afecto.
Quarta, 25 - 21:30
Fórum Lisboa
Evocativo, apaixonado e poético, este filme explora de forma comovente e persuasiva a relação entre uma filha e o seu pai, na infância e idade adulta. No dia do funeral do pai, ela deixa-se inspirar pelo seu legado de amor, compreensão e compaixão para resolver definitivamente a sua identidade sexual.
Quinta, 26 - 19:00
FNAC Chiado
Dois irmãos, órfãos, de 16 e 9 anos de idade, arrastam-se pelas ruas da Cidade do México. Para assegurar o sonho de um futuro melhor, põem de lado todos os pesos que vão conseguindo ganhar. Quando o mais velho se apaixona e assalta as poupanças conjuntas para sair com a rapariga, o mais novo decide partir para sempre. Vinte e cinco anos mais tarde, os dois voltam a encontrar-se...
Mais do que poderia mostrar qualquer revista, o realizador Rustin Thompson observa os protestos durante o encontro da Organização Mundial do Comércio, em Seattle, em 1999, com uma dedicação extraordinária ao drama humano e com detalhes de objectiva. Ainda que a maior parte das notícias tenham compartimentado os protestos entre dois lados lutando um contra o outro, 30 Frames a Second vai mais ao fundo da questão. Os que protestam são provenientes de diversos estilos de vida e possuem as sua preocupações próprias; a polícia, nas suas botas de montar, demonstra uma força assustadora e a violência que exerce sobre as pessoas desarmadas resulta em tumultos. 30 Frames a Second descreve a perda de controlo; o que acontece quando a polícia se toma o bandido; a forma como um protesto pacífico se torna numa manifestação de violência.
Programas para maiores de 18 anos - Esta secção é meramente informativa, verifique eventuais alterações de programa junto da organização do festival.
Bilhete Fórum Lisboa - 2.50 EUR (1.50 EUR para membros de associações LGBT). Bilhete Cinemateca, Cinema Paraíso - 2.00 EUR. Entrada livre no Forum FNAC.
6º Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa