Por volta das 16:30 algumas finalizações ainda na concretização dos espaços de cada um dos espaços comerciais e associativos, mas já se sentia a animação no ar. Para confirmar essa energia a equipa de Rugby Dark Horses, exibiu essa animação com movimentos de bola executados pela equipa devidamente fardada.
Ausência notada, pelo menos pelo PG, foi os bares 106 e BRIC, embora os seus proprietários não tenham faltado no recinto, e até tenham servido ao balcão dos Dark Horses.
Este ano verificou-se ainda o agradável do silêncio, ou quase, existente durante a tarde. O facto de estar a decorrer num edifício próximo uma sessão de fados limitou a emissão de ruído por parte do arraial e desta forma durante a tarde pode-se confraternizar e visitar as várias tendas, calmamente sem recorrer ao "berro" para nos tornarmos audíveis. Poderiam pensar que era um ponto negativo, mas não, é um ponto a favor.
E a música esteve sempre no recinto na área "Lounge", uma novidade bem conseguida com música mais calma e cadeiras descontraídas e protegidas do sol tórrido da tarde. Em termos de "veteranos" o espaço Arraialito também foi muito concorrido pelos mais pequenos.
Para a noite já a animação foi outra, um DJ "saudosista" trouxe até há pista muito boa musica e muita dela fazia tempo não era escutada, na opinião do PG e de muitas outras pessoas foi outro ponto positivo do evento.
Decorreu depois um longo momento de animação, promovido pelas actuações de transformismo, muitos artistas foram os que preencheram uma sessão algo longa, na opinião dos convivas com quem falamos, mas que não deixaram de apreciar, uns mais outros menos como é óbvio.
Depois entraram os DJ mais "à séria" e animaram a pista de dança com alguns milhares de pessoas até às 4 da manhã.
Assim foi esta edição, longa, animada, repleta de boa disposição, para o ano há mais, e de novo faremos por lá estar, para vos contar como foi!
Veja a foto-reportagem completa para uma visão mais detalhada do evento.
Depois de Lisboa e como tem sido desde 2001, no próximo dia 9 de Julho, numa postura diferente, reunir-se-á no Teatro Sá da Bandeira diferentes associações de defesa dos direitos humanos e LGBT, numa organização PortugalGay.pt e Boys'R'Us Bar, a décima primeira edição do PORTO PRIDE, uma vez mais numa postura festiva e solidária.